O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou hoje o adiamento por um ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio, anunciado na terça-feira pelo Comité Olímpico Internacional, e garantiu que vai estar presente.
“Parabéns ao primeiro-ministro do Japão, (Shinzo) Abe e ao COI [Comité Olímpico Internacional] pela decisão muito sábia de organizar os Jogos Olímpicos em 2021. Será um grande sucesso e mal posso esperar para estar lá!”, escreveu Donald Trump numa mensagem hoje divulgada através da rede social Twitter.
Não foi anunciada oficialmente uma nova data para os Jogos, tendo o presidente do COI referido apenas a um período “antes ou durante o verão de 2021”.
Se Donald Trump não for reeleito em novembro, terá de deixar o cargo de Presidente dos Estados Unidos em janeiro de 2021.
A consultora Control Risks alertou, no início deste mês, que a pandemia da doença Covid-19 poderá comprometer a reeleição do Presidente norte-americano em caso de recessão económica.
“É provável que os prejuízos económicos causados por uma pandemia prolonguem a instabilidade política em alguns países e aumentem a ameaça de agitação civil por causa de cortes nos gastos públicos”, defendem os analistas da consultora num documento a que a Lusa teve acesso.
Os analistas estimam que a Covid-19 reduzirá o crescimento económico dos EUA em 2020, sendo que uma pandemia poderá mesmo levar o país a uma recessão económica.
“A desaceleração prejudicará o discurso de reeleição do Presidente Donald Trump e com uma recessão em 2020 - acompanhada de perturbações sociais generalizadas - provavelmente perderá a Casa Branca”, preveem os consultores no documento.
As eleições presidenciais norte-americanas realizam-se no início de novembro.