SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Montemor-o-Velho isenta setor social do pagamento de água, saneamento e resíduos

LUSA
24-03-2020 16:45h

O município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, anunciou hoje que as entidades concelhias do setor social vão ficar isentas do pagamento de água, saneamento e resíduos sólidos, enquanto os consumidores domésticos vão ter uma redução de 50%.

A medida aprovada pelo executivo camarário para fazer face à pandemia da covid-19 aplica-se às faturas emitidas nos meses de abril e maio.

"Esta é uma proposta solidária, de cariz excecional e tem como objetivo minimizar o impacto desta situação epidemiológica que estamos a atravessar. A medida está inserida num conjunto mais alargado de ações que estamos a desenvolver", refere o presidente da autarquia, num comunicado enviado à agência Lusa.

Emílio Torrão salienta que "os munícipes estão no topo das preocupações, mas também se tem de continuar a tomar decisões que permitam manter o equilíbrio orçamental" da Câmara.

Para o autarca de Montemor-o-Velho, "esta é uma situação sem precedentes na história mais recente e está-se a tentar por todos os meios minimizar os impactos da pandemia da covid-19".

"Continuamos com confiança, rigor e firmemente comprometidos em tomar decisões que visam apoiar e proteger da comunidade", sublinha o presidente da Câmara.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 30 mortes, mais sete do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.

Dos infetados, 203 estão internados, 48 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

MAIS NOTÍCIAS