O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje a suspensão do pagamento das residências universitárias pelos alunos enquanto as universidades estiverem fechadas devido à pandemia de covid-19 e questionou o Governo sobre o que vai fazer.
Numa pergunta enviada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a deputada Mariana Silva, do PEV, quer saber se o “pagamento de alojamento em residência universitária fica suspenso durante o período em que os cidadãos estiverem obrigados a isolamento social e enquanto as instituições de ensino superior se mantiverem encerradas, devido ao surto do novo coronavírus”.
Os Verdes argumentam, em comunicado, que os estudantes não estão a usufruir das residências durante o período do surto e isolamento social, que “se prevê longo, mas cuja duração é ainda uma incógnita”, pois parte deles “regressaram às suas casas de família, para cumprirem, inclusivamente, o isolamento social que havia sido recomendado”, após a declaração de estado de emergência.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.
O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.