SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Governo japonês e COI debatem eventual adiamento dos Jogos Olímpicos

LUSA
24-03-2020 10:29h

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vai debater hoje, por videoconferência, com o líder do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, um eventual adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19, anunciou o governo nipónico.

Na reunião, agendada para as 11:00 horas de Lisboa, deverão participar também o governador de Tóquio, Yuriko Koike, e o ministro japonês responsável pelos Jogos Olímpicos, Seiko Hashimoto.

No domingo, o COI anunciou que vai deliberar num período de quatro semanas sobre a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que deverão decorrer entre 24 de julho e 09 de agosto, devido à pandemia da Covid-19, com o adiamento na agenda, mas não o cancelamento.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro japonês, admitiu pela primeira vez que “a decisão de adiar poderá ser inevitável”, reconhecendo que “a prioridade são os atletas”.

O Canadá e a Austrália já anunciaram que, caso os Jogos se realizem nas datas previstas, os seus atletas não deverão participar.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu na segunda-feira firmeza e rapidez no anúncio de uma solução de adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, numa carta enviada ao presidente do COI.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde. Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS