A Câmara de Proença-a-Nova iniciou a desinfeção das zonas exteriores aos espaços públicos e das ruas mais movimentadas do concelho, como medida preventiva no âmbito da pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, explica que estão a ser estudadas outras medidas de apoio aos munícipes, a juntar às que têm sido divulgadas na última semana, que serão comunicadas oportunamente.
"O município de Proença-a-Nova deu início esta segunda-feira à desinfeção das zonas exteriores aos espaços públicos e das ruas mais movimentadas na sede de concelho, nomeadamente junto a supermercados, farmácias, bancos, Centro de Saúde, entre outros locais", lê-se na nota.
O presidente deste município do distrito de Castelo Branco sublinha que esta medida vai ser alargada a todo o concelho, tendo como prioridade os locais que mantêm serviços ao público.
"Também circulará a partir desta terça-feira uma viatura às localidades do concelho, alertando a população para a necessidade do isolamento social como uma das medidas mais eficazes para se evitar o contágio e a propagação da doença", sustenta.
Adianta ainda que o centro de saúde de Proença-a-Nova, no sentido de antecipar a resposta a possíveis situações, criou uma ala específica para atendimento a casos suspeitos.
"Todos os cenários estão em aberto nesta fase e temos de estar preparados para todos eles. O importante é que cada um faça a sua parte e cumpra todas as recomendações da Direção Geral da Saúde. Ao protegermo-nos, estamos a proteger a nossa comunidade e, acima de tudo, as pessoas do grupo de risco que são mais vulneráveis ao vírus", conclui.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19,já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.
Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.