O Ministério da Saúde timorense anunciou hoje que os primeiros cinco testes a casos suspeitos da covid-19 realizados no Laboratório Nacional, e comprovados depois em Darwin, deram resultados negativos.
“O Ministério da Saúde declara ao público que o resultado de cinco casos suspeitos de infeção da covid-19 (…) foi negativo”, informou a minista interina da Saúde.
Élia dos Reis Amaral explicou que os testes foram feitos no Laboratório Nacional e que posteriormente foram confirmados pelo Darwin Hospital, na Austrália.
“O resultado significa que esses cinco pacientes têm sintomas de infeção mas não têm coronavírus. A equipa médica que estava acompanhar e monitorizar os pacientes deu-lhes alta, libertando-os de quarentena”, afirmou.
Timor-Leste continua assim com apenas um caso confirmado de covid-19.
A ministra interina adiantou que o paciente “continua em tratamento médico e com uma condição muito estável até agora”.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.