O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a confecionar os seus próprios artigos de proteção individual contra infeção pelo novo coronavírus para ultrapassar dificuldades no acesso a equipamentos, anunciou hoje aquela instituição.
O CHUC diz, em comunicado, que o acesso a alguns componentes dos equipamentos de proteção individual, nomeadamente cogulas para proteger a zona da cabeça e ombros e botas de proteção de cano alto, tem sido difícil e, por isso, desafiou alguns profissionais do centro hospitalar a confecionar estes artigos.
A equipa, constituída por seis costureiras da rouparia do CHUC, está desde o dia 12 de março a trabalhar em exclusivo nesta tarefa e já produziu cerca de 450 botas em tecido descartáveis e 700 cogulas.
“Tratou-se de uma solução inovadora, perante um desafio que requeria determinação e prontidão, e o compromisso de quem não baixa os braços perante as adversidades, a incerteza e o desconhecido”, escreve a CHUC em comunicado.
O CHUC admite, no entanto, que os esforços das seis profissionais já não são suficientes para responder às necessidades do hospital.
“Com o aumento do número de casos, torna-se difícil confecionar todas as peças necessárias, pelo que estamos já a tentar organizar grupos externos, de voluntários, que possam ajudar nesta tarefa”, escrevem em comunicado.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, 238 das quais na zona Centro, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.