SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Penacova dá apoio personalizado a pessoas frágeis e de risco

23-03-2020 18:35h

O município de Penacova está a intensificar o seu apoio à população mais frágil ou de maior risco, perante a covid-19, e vai dar-lhe “apoio personalizado”, anunciou hoje esta Câmara do distrito de Coimbra.

“A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais, como a compra de alimentos, a confeção e distribuição de refeições, a aquisição de medicamentos e outros bens de primeira necessidade”, afirma a autarquia numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Além destas, “estão a ser operacionalizadas”, em conjunto com “toda a rede social e em colaboração com as juntas de freguesia” do concelho, outras medidas de apoio social a quem “apresentar uma situação de carência ou necessidade”, acrescenta.

"Identificar os casos de risco e as pessoas que possam passar por mais dificuldades numa altura destas torna-se imperativo”, sustenta o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, citado na mesma nota.

“Todo o executivo municipal” e todos os autarcas das juntas de freguesia “querem combater e atenuar essas mesmas fragilidades a fim de salvaguardar os cuidados primários a estes grupos de risco, nomeadamente idosos e pessoas com doenças crónicas, que não devem sair de suas casas", assegura Humberto Oliveira.

A Câmara de Penacova criou, na semana passada, “uma equipa de apoio, constituída por técnicos que, numa primeira fase, fazem o atendimento telefónico e análise das situações, apoiados pelos parceiros da comunidade, tendo como orientação a prestação de um apoio personalizado”.

A autarquia apelou, então, a que “toda a comunidade, através da rede de proximidade, dê a conhecer estas medidas e possa reportar aos serviços informação de casos que carecem de intervenção”, designadamente pelo telefone (239470318/19), entre as 09:00 e as 23:00 ou por ‘email’.

A Câmara tem utilizado o seu portal e a rede social Facebook para “lançar várias informações e medidas relacionadas com o delicado momento que todos enfrentam”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS