SAÚDE QUE SE VÊ

PS/Açores diz que há “sucessivos adiamentos” no rastreio do cancro

LUSA
20-12-2025 16:36h

Os socialistas açorianos afirmaram hoje que existem “sucessivos adiamentos” no Programa Regional de Rastreio do Cancro do Pulmão e questionam o Governo Regional sobre as causas.

Em requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o grupo parlamentar do PS/Açores quer saber “as razões concretas dos adiamentos, o grau de execução do investimento previsto no PRR, o calendário efetivo para o arranque do rastreio, bem como a preparação dos profissionais de saúde e a estratégia de sensibilização da população-alvo”.

Citada em nota de imprensa, a deputada Marlene Damião refere que “cada ano de atraso representa diagnósticos tardios, menor probabilidade de sobrevivência e maior sofrimento para os doentes e suas famílias”.

“Estamos a falar de um programa aprovado em 2023, financiado pelo PRR, que continua no papel e que já foi adiado para 2026, sem explicações claras nem garantias de cumprimento”, afirmou.

A parlamentar diz que o “diagnóstico tardio implica tratamentos mais agressivos, internamentos prolongados, maior pressão sobre o Serviço Regional de Saúde e um impacto profundo na qualidade de vida dos doentes”.

MAIS NOTÍCIAS