O Presidente da República cancelou hoje a Festa do Livro no Palácio de Belém, que iria decorrer entre quinta-feira e domingo, devido ao acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que provocou vítimas mortais.
Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, a Festa do Livro "será marcada para data a fixar e em recinto fechado", em acordo com com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
Na nota, refere-se que Marcelo Rebelo de Sousa decidiu cancelar esta iniciativa "em memória das vítimas mortais do gravíssimo acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, e em solidariedade com as famílias enlutadas".
"O Presidente das República, que já lamentou profundamente o acidente ocorrido esta tarde, reitera o seu pesar e solidariedade às Famílias afetadas por esta grande tragédia", lê-se na mesma nota.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou hoje à tarde, pelas 18:04, na Calçada da Glória.
O descarrilamento provocou pelo menos 15 vítimas mortais, número avançado pelo INEM, e vários feridos em estado grave.
Três feridos foram encaminhados para o hospital de Santa Maria e sete para o Hospital de São José, cinco dos quais em estado grave.
O elevador da Glória, gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Numa primeira nota, o Presidente da República lamentou o acidente, "em particular as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros", expressou "o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia" e disse esperar "que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes".
Entre quinta-feira e domingo iria decorrer nos jardins Palácio de Belém, em Lisboa, a oitava e última edição da Festa do Livro, com entrada livre, uma iniciativa que Marcelo Rebelo de Sousa lançou no seu primeiro ano de mandato, 2016, em colaboração com a Associação Portuguesas de Editores e Livreiros (APEL), para promover a leitura.
A Festa do Livro não se realizou em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19. O programa inclui, além das bancas para venda de livros, sessões de autógrafos, debates, cinema, música e atividades para crianças.