As urgências gerais e pediátricas dos hospitais do Oeste reduziram os atendimentos no primeiro semestre deste ano em 15% e 31%, respetivamente, com a implementação do programa de otimização dos serviços de saúde “Ligue Antes, Salve Vidas”.
“Os resultados positivos alcançados devem-se à dedicação e ao empenho dos profissionais desta ULS [Unidade Local de Saúde] e da Linha SNS24 e denotam a importância da articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, garantindo que os utentes são encaminhados para o serviço de saúde mais adequado às suas necessidades”, explicou hoje a ULS do Oeste em nota de imprensa.
Registaram-se menos 8.629 atendimentos (-15%) nas urgências gerais dos hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche e menos 8.406 atendimentos (-31,3%) nas urgências pediatrias de Caldas da Rainha e Torres Vedras.
Com o programa “Ligue Antes, Salve Vidas”, através dos quais os cidadãos são incentivados a telefonar primeiro para a Linha SNS24 antes de se deslocarem a uma urgência, 6.875 utentes adultos foram encaminhados para os centros de saúde da região através do sistema de pré-triagem da linha.
O encaminhamento contribuiu para o decréscimo de 8,4% dos atendimentos nas urgências da região, em que os utentes eram triados com as cores verde e azul, a que correspondem os casos “não urgentes” e “pouco urgentes”.
Segundo a administração hospitalar, “a adesão dos utentes ao projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ na ULS Oeste tem sido significativa”, tendo-se registado 29.726 utentes adultos encaminhados para as urgências após referenciação e pré-triagem da linha SNS24.
No que concerne aos utentes pediátricos, a linha SNS24 reencaminhou 1.167 utentes para os centros de saúde e 8.812 utentes para as urgências hospitalares da região.
Em consequência, houve um decréscimo de utentes aos quais foi atribuída pulseira verde (50,8%) e pulseira azul (54,2%) em comparação com o período homólogo do ano anterior.
Um total de 4.057 utentes ficaram em autocuidados, após avaliação da sua situação pelos profissionais da linha SNS24, sem necessidade de se deslocarem a qualquer unidade de saúde.
O projeto nacional ‘Ligue Antes, Salve Vidas’, a que a ULS Oeste aderiu em 12 de dezembro de 2024, visa transformar o atendimento urgente no Serviço Nacional de Saúde, tornando-o mais acessível, humanizado e eficiente.
Com o projeto, pretende-se otimizar o acesso aos cuidados de saúde do SNS, garantir que todos os utentes são atendidos de forma rápida e eficaz e promover um uso mais racional dos serviços de urgência.
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega o Centro Hospitalar do Oeste (que inclui os hospitais das Caldas da Rainha e Peniche, no distrito de Leiria, e de Torres Vedras, no distrito de Lisboa) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul.
No conjunto integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche, no distrito de Leiria, e de Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço, no distrito de Lisboa, com uma população de 235 mil habitantes.