O concelho de Lagos conta desde hoje com uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF), que proporcionará o acesso de 7.000 utentes a médico de família, anunciou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.
A USF Lacóbriga funciona desde hoje no Centro de Saúde de Lagos, “reforçando de forma significativa a resposta dos Cuidados de Saúde Primários no concelho” do distrito de Faro, ao “atribuir médico de família a cerca de 7.000 utentes”, informou a ULS num comunicado.
A nova unidade conta com “cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos” e está “preparada para acompanhar cerca de 9.000 utentes”, precisou a ULS do Algarve.
“A Unidade é coordenada pela médica Andreia Gonçalves Dias e assume uma abordagem centrada no cidadão, assente em princípios de responsabilidade partilhada, trabalho em equipa e eficiência organizacional”, referiu a Unidade Local de Saúde algarvia.
A mesma fonte indicou que a criação desta USF em Lagos foi feita no âmbito da “estratégia nacional de reorganização dos Cuidados de Saúde Primários”, que prevê “modelos assistenciais com maior autonomia funcional e vocacionados para o acompanhamento personalizado dos utentes”.
O presidente da ULS do Algarve, Tiago Botelho, citado no comunicado da ULS, considerou que a criação da nova Unidade de Saúde Familiar em Lagos “é um sinal claro do investimento” que está a ser feito “no alargamento do acesso e na melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde” de “proximidade, continuidade e qualidade”.
Tiago Botelho enalteceu o “empenho” dos profissionais envolvidos na concretização do projeto e elogiou a “colaboração ativa” que houve ao longo do processo com a Câmara de Lagos, expressando o seu “reconhecimento” ao presidente da autarquia algarvia, Hugo Pereira, pelo “apoio prestado ao longo de todo o processo”.
A criação da ULS Lacóbriga espelha assim a aposta da ULS do Algarve na criação de uma “rede de cuidados acessível, humanizada e adaptada às necessidades das comunidades que serve”, referiu ainda a unidade de saúde algarvia.