O médico de saúde pública lamenta que uma das lições da pandemia de covid-19 tenha sido aparentemente esquecida por grande parte da população portuguesa – o uso da máscara como forma de proteção, numa altura de maior circulação de vírus respiratórios.
No programa “Check-up”, do Canal S+, Ricardo Mexia sublinha a importância da vacinação contra a gripe. “Apesar da estirpe que circula com mais frequência este ano não estar incluída na vacina, é importante que, quem tem essa recomendação, não deixe de vacinar-se”, afirma.
Com o pico da gripe a ser esperado entre o Natal e o Ano Novo, as reuniões familiares são alturas em que pode haver maior disseminação dos vírus e o especialista lamenta que os portugueses já não se recordem de uma das lições da pandemia. “Se na Ásia era costume, ainda antes da pandemia, as pessoas usarem máscara quando estavam sintomáticas, para nós era estranho. Achei que durante a pandemia íamos normalizar isso. O que é facto é que não aconteceu. Hoje é raríssimo vermos alguém com máscara, se calhar é tão raro como antes da pandemia”.