SAÚDE QUE SE VÊ

Projeto em Leiria apoia transição de alunos para o 1.º ciclo

Lusa
27-02-2024 13:24h

O município de Leiria está a desenvolver um projeto para apoiar crianças, famílias e educadores nos processos de transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, focado nas matrículas condicionadas, disse à agência Lusa a vereadora da Educação.

Através do Projeto Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), que integra uma equipa multidisciplinar com cinco terapeutas da fala, cinco psicólogas, duas mediadoras sociais e uma nutricionista, o município de Leiria pretende prevenir situações de risco de insucesso escolar, adiantou Anabela Graça.

A autarca explicou que as técnicas estão a desenvolver o projeto “Um passo em frente” destinado sobretudo aos encarregados de educação de crianças que completem 6 anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2024.

“Trabalhamos com alunos em risco de insucesso escolar e o que temos percebido é que os alunos que entram precocemente, sem estarem preparados, estão em maior risco de insucesso escolar”, constatou a coordenadora do projeto, Alexandra Lázaro.

Segundo aquela psicóloga, o projeto pretende dar ferramentas aos pais para que possam tomar uma decisão mais informada, pelo que a equipa está também a realizar um rastreio de prontidão escolar, voluntário a todos os alunos de matrícula condicionada (completem 6 anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2024), que estão a finalizar o pré-escolar.

O objetivo é avaliar as capacidades de cognição, socioemocionais e de linguagem das crianças que se enquadram nestas idades, de modo a permitir que os pais tomem decisões mais informadas. Nesse sentido, foram organizados cinco 'webinars' – o primeiro decorreu na segunda-feira – que irão abordar várias dimensões, nomeadamente a transição para o 1.º ciclo, a importância da consciência fonológica para um bom processo de leitura e escrita e do brincar, assim como as rotinas de adaptação a uma nova realidade e tudo o que vai mudar.

Anabela Graça explicou que este projeto resulta da avaliação que tem sido feita pela equipa do PIPSE nas sete escolas do concelho de Leiria – o Agrupamento de Marrazes não está incluído por ser TEIP (território educativo de intervenção prioritária) – no combate ao insucesso escolar.

“Queremos prevenir os problemas antes de o serem. É uma aposta na valorização da prevenção, porque o primeiro ano é sempre uma adaptação difícil. É necessário informar os pais sobre esta transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, tendo em conta o perfil de cada uma das crianças”, adiantou a vereadora, alertando para a falta de maturidade de alguns alunos.

Apesar de o foco serem os alunos de matrícula condicionada, os 'webinars' destinam-se a todos os encarregados de educação.

“É muito importante os pais perceberem o salto que se dá do pré-escolar para o 1.º ciclo, quais as consequências e de que forma podemos fazer um bom acolhimento no 1.º ciclo, ao nível da integração”, acrescentou.

Os próximos 'webinars' estão agendados para os dias 11 de março, 08 e 22 de abril, e 06 de maio, em horário pós-laboral.

MAIS NOTÍCIAS