SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Brasil volta a impor uso de máscaras em aeroportos e aviões

LUSA
23-11-2022 15:45h

O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em aeroportos e voos no Brasil a partir de sexta-feira devido ao aumento de infeções do novo coronavírus, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária (Anvisa).

O uso de máscaras em aeroportos brasileiro deixou de ser obrigatório em agosto passado, mas voltou a ser imposto devido a "dados epidemiológicos atuais, que indicam aumento do número de casos de covid-19 na população brasileira", destacou um comunicado da Anvisa divulgado na noite de terça-feira.

O diretor da agência sanitária brasileira, Alex Campos, que propôs a medida, frisou no mesmo documento que “o uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”.

O Brasil tem sido um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19, acumulando quase 690 mil mortes e mais de 35 milhões de infeções e nas últimas semanas registou uma nova subida de casos.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde nos primeiros 20 dias de novembro o número de infeções no país sul-americano ultrapassou 95 mil, dado que indica um aumento de 292% face ao mês anterior.

O número de óbitos, no entanto, não aumentou no mesmo ritmo, mas manteve-se na média de 45 por dia nas últimas duas semanas.

O aumento de casos tem sido atribuído por instituições científicas a um relaxamento da vacinação nos últimos meses.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que publicamente nega a gravidade da pandemia e vangloria-se de não ter sido vacinado tem sido uma das principais vozes no Brasil contra a imunização.

MAIS NOTÍCIAS