SAÚDE QUE SE VÊ

Moçambique regista 9,4 milhões de casos de malária até setembro

LUSA
23-11-2022 13:16h

Moçambique registou 9,4 milhões de casos de malária nos primeiros nove meses deste ano, um aumento em 20% comparado ao mesmo período de 2021, anunciou hoje o ministro da Saúde moçambicano.

“Só nos primeiros nove meses de 2022 foram registados 9,4 milhões de casos de malária, contra 7,8 milhões em igual período de 2021, representando um aumento de 20%”, disse Armindo Tiago durante uma reunião sobre o controlo da malária, em Maputo.

Segundo o governante, o aumento do número de casos deve-se ao “inevitável impacto das alterações climáticas” e ao “agravamento das condições ambientais que propiciam a multiplicação dos mosquitos”.

O ministro da Saúde considerou que o caminho para a eliminação da malária em Moçambique “ainda é longo”, alertando para o reforço das medidas de prevenção da doença na época chuvosa em curso, que pode aumentar o número de casos.

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de dezembro de 2021, Moçambique é um dos seis países da África subsaariana em que se concentra mais de metade de todos os casos de malária no mundo: são eles Nigéria (27% dos casos mundiais), República Democrática do Congo (12%), Uganda (5%), Moçambique (4%), Angola (3,4%) e Burkina Faso (3,4%).

MAIS NOTÍCIAS