Quase todos os utentes e alguns funcionários testaram positivo ao novo coronavírus, totalizando 35 infetados para o SARS-CoV-2 num surto no lar Conceição Cabral de Vila Flor, no distrito de Bragança, informou hoje a direção da instituição.
O lar pertence à Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor e, segundo disse à Lusa o provedor, Quintino Gonçalves, 27 dos 30 utentes estão infetados, assim como oito dos 20 funcionários.
O provedor afirmou que “os utentes estão bem, não têm sintomas” e os casos foram descobertos “há oito dias”, num dos rastreios que a instituição faz habitualmente aos colaboradores e no qual foram confirmados alguns contágios.
A direção decidiu testar todos os utentes e 27 deram positivo.
Os casos positivos e negativos foram separados com equipas autónomas e o apoio de uma equipa médica, segundo o provedor.
Quintino Gonçalves sublinhou que, desde o início da pandemia, em março, que a instituição funciona com equipas espelho, que se revezam de sete em sete dias, como medida de prevenção dos contágios.
A Misericórdia de Vila Flor tem seis estruturas residenciais para idosos (ERPI) neste concelho do distrito de Bragança e, de acordo com o provedor, este é o primeiro surto nestes lares para idosos.
A Misericórdia é também proprietária da unidade de cuidados continuados local, que teve um surto, com cerca de 30 casos, em outubro de 2020, sem registo de óbitos.
O concelho de Vila Flor tinha, no último boletim oficial datado de segunda-feira, 80 casos ativos espalhados pela comunidade.
O presidente da Câmara, Fernando Barros, disse à Lusa que tem a indicação da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste de que a partir de quarta-feira começará a vacinação contra a covid-19 nos lares do concelho.