SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Número de mortes relacionadas com surto no lar de Alcáçovas sobe para 20

LUSA
06-01-2021 12:05h

O número de mortes relacionadas com o surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, subiu na terça-feira para 20, disse hoje o provedor da instituição.

Duas mulheres morreram no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e um homem “com quase 100 anos” perdeu a vida nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia, especificou João Penetra, em declarações à agência Lusa.

Às três vítimas mortais registadas na terça-feira, há a juntar ainda a morte de um utente cujos testes ao novo coronavírus SARS-CoV-2 tinham sido negativos, mas que se veio a verificar que se encontrava positivo nos exames realizados após o óbito.

Desta forma, o surto na Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas já vitimou 20 das 122 pessoas infetadas, entre as quais 61 utentes que se encontram na instituição, cinco hospitalizados em Évora, dois hospitalizados em Beja e 34 trabalhadores que se encontram em quarentena nas suas habitações.

Em comunicado, a Misericórdia informou ainda que na terça-feira voltaram a ser testados ao novo coronavírus todos os utentes e funcionários que têm tido resultados negativos e que “também já se iniciaram os testes de cura aos primeiros infetados”.

Os resultados devem ser conhecidos entre hoje e quinta-feira, adiantou João Penetra.

Na instituição continuam a trabalhar, em permanência, 24 recursos humanos contratados a empresas privadas e quatro elementos das brigadas de intervenção rápida da Cruz Vermelha Portuguesa e da Segurança Social.

No ‘terreno’ continua também uma médica do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central e dois enfermeiros.

Entretanto, a creche da instituição retomou hoje o seu normal funcionamento, depois de terminado o isolamento profilático das funcionárias desta valência.

Já o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) e a Oficina das Artes continuam encerrados por tempo indeterminado, uma vez que as funcionárias destas duas valências estão “a reforçar a resposta à terceira idade”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS