SAÚDE QUE SE VÊ

“Há muita gente que maltrata os seus corações” – Fausto Pinto

CANAL S+ / SO
29-09-2020 20:57h

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no Mundo, e por isso é tão importante assinalar o Dia Mundial do Coração. Para preservarmos a saúde deste órgão, sem o qual não vivemos, é preciso ter um estilo de vida saudável que promova exercício físico e uma alimentação equilibrada.

Com a pandemia algumas pessoas deixaram de fazer exercício ou de seguir uma dieta adequada colocando em risco a saúde do seu coração. Por outro lado, o receio do novo coronavírus fez que com evitassem os hospitais, aumentando o número de mortes por enfarte agudo do miocárdio, como nos diz Fausto Pinto, presidente-eleito da Federação Mundial do Coração.

O diretor do Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Lisboa Norte apela a que as pessoas procurem o seu médico ou o hospital aos primeiros sintomas, pois isso pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Fausto Pinto afirma que apesar da Covid-19 ser uma patologia nova, rapidamente houve um interesse e uma aprendizagem sobre os efeitos do vírus a nível do sistema cardiovascular, que se refletiu numa melhoria dos resultados.

Nunca é demais dizer que devemos ser os primeiros a cuidar de nós próprios e isso passa por tratar bem do nosso corpo e pedir ajuda profissional sempre que necessário.

MAIS NOTÍCIAS