SAÚDE QUE SE VÊ

41 anos SNS: “Temos de acompanhar as pessoas ao longo dos seus ciclos de vida”, afirma Maria de Belém Roseira

CANAL S+ / VD
16-09-2020 15:51h

Na semana em que o Serviço Nacional de Saúde celebra os seus 41 anos, a ex-ministra da Saúde em entrevista ao Canal S+ recorda que tem estado em todas as velas do SNS, mas importa agora alcançar uma outra meta: a de acompanhar as pessoas ao longo dos seus ciclos de vida.

Maria de Belém recorda que o SNS é “a jóia da coroa da democracia. Costumo dizer que são direitos humanos em acção. Até porque o Dr António Arnaut foi também um grande defensor de todos esses direitos”, relembra.

A antiga Ministra da Saúde elege ainda outra meta para o Serviço Nacional de Saúde que passa por aumentar a esperança de vida saudável após os 65 anos de idade. Um indicador onde Portugal ainda fica bastante atrás dos países nórdicos, que são sempre considerados de referência.

Sobre a pandemia de COVID-19 e a gestão que a Europa e Portugal em concreto tem vindo a fazer, Maria de Belém Roseira garante que nenhum serviço de saúde estava preparado para um fenómeno desta dimensão. Ainda assim, a antiga titular da pasta da saúde afirma que preferia que tivesse existido “uma maior divisão entre a parte técnica e científica e a parte política”.

Em Maio deste ano, durante uma audição na Comissão Parlamentar da Saúde, Marta Temido, revelou que de Janeiro a Abril foram feitas menos 2500 cirurgias oncológicas do que no mesmo período de 2019. A Ministra da Saúde confessou-se “preocupada com os números” e adiantou ainda que os atendimentos em urgência caíram, de 16 de Março ao final de Abril, para menos 400 mil episódios.

MAIS NOTÍCIAS