SAÚDE QUE SE VÊ

BE questiona Marta Temido sobre salários em atraso de psicólogos da SNS24

LUSA
29-07-2020 11:24h

O grupo parlamentar do BE dirigiu-se terça-feira ao Ministério da Saúde, através de perguntas escritas, para esclarecer a situação de alegados salários em atraso de psicólogos e outros profissionais da linha telefónica SNS24.

Segundo os bloquistas, os responsáveis governamentais optaram “por estabelecer vínculos precários com estes profissionais, nomeadamente através de recibos verdes e com um limite máximo de prestação de serviços de 180 dias, o que não valoriza estes profissionais de saúde que têm sido essenciais no dia-a-dia do combate à pandemia”.

“A agravar esta situação, o BE sabe que muitos destes profissionais ainda não receberam nenhum do tempo trabalhado, não obstante terem que cumprir com as suas obrigações mensais para com a Segurança Social”, lê-se no requerimento.

O BE lamenta que haja “psicólogos com salários em atraso desde o momento em que iniciaram funções, não tendo ainda recebido um cêntimo por parte da SPMS (empresa pública estatal Serviços Partilhados do Ministério da Saúde)” e “ainda estudantes de medicina e outros que foram contratados para reforçar a linha de apoio e que estão também sem receber”.

“Acha aceitável que profissionais de saúde que estão a desempenhar funções chave no combate à epidemia sejam tratados desta forma? Por que razão estão os pagamentos tão atrasados? Que medidas tomará o Governo junto da SPMS para, de imediato, proceder ao pagamento de todos os salários em atraso aos trabalhadores e para estabelecer com eles contratos que não sejam baseados na precariedade?”, foram as perguntas efetuadas à ministra, Marta Temido.

MAIS NOTÍCIAS