SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Matosinhos vai fazer testes serológicos a 500 funcionários na “primeira linha”

LUSA
15-05-2020 19:34h

A Câmara Municipal de Matosinhos vai arrancar, a 25 de maio, com a realização de testes serológicos a 500 funcionários de “primeira linha” no combate à pandemia da covid-19, nomeadamente bombeiros, agentes da Polícia Municipal e trabalhadores municipais.

Em comunicado, a autarquia, do distrito do Porto, explicou que estes testes têm como finalidade avaliar a presença de anticorpos ao vírus SARS-CoV-2 nos trabalhadores do município e realizar-se-ão em sistema `drive thru´ no Parque de Manhufe, estrutura montada para o efeito e contígua ao atual covi-drive.

Esta operação vai permitir um retrato fiel sobre a imunidade dos trabalhadores que estiveram no ativo durante o período de confinamento e adotar as medidas de proteção adequadas, referiu.

“Sempre tivemos uma grande preocupação com a testagem da população, nomeadamente a mais vulnerável. Desde o início da pandemia que o nosso esforço foi canalizado nesse sentido e tivemos no terreno diferentes modelos de realização de testes, adaptados às diferentes realidades”, disse a presidente da câmara, Luísa Salgueiro, citada na nota.

Passada a fase de confinamento e estando a autarquia a preparar o regresso gradual aos locais de trabalho é “útil e necessária” a realização destes testes serológicos para perceber o grau de imunidade dos trabalhadores e adequar as medidas de segurança mediante os resultados, realçou.

Os testes surgem de uma parceria realizada entre a autarquia e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), através do Ipatimup Diagnósticos, salientou.

O diretor do i3S, Claudio Sunkel, explicou, igualmente citado na nota, que esta amostra fará parte de um estudo com o qual se pretende “estabelecer um ponto de partida para avaliar a presença de anticorpos na população do concelho de Matosinhos, o que permitirá aferir de forma alargada qual a proporção de pessoas no distrito que eventualmente tiveram contacto com o vírus e assim estimar a resposta imunológica e a dispersão do vírus na região”.

Já Paulo Canedo, gestor do Ipatimup Diagnósticos, sublinhou que este teste serológico demora aproximadamente 10 minutos a ser realizado e permite identificar os indivíduos que já apresentam uma resposta imunológica ao vírus.

Portugal contabiliza 1.190 mortos associados à covid-19 em 28.583 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais seis mortos (+0,5%) e mais 264 casos de infeção (+0,9%).

Das pessoas infetadas, 673 estão hospitalizadas, das quais 112 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 3.328.

MAIS NOTÍCIAS