SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Lar de Idosos do Nordeste encerrado pela Autoridade de Saúde dos Açores

LUSA
05-05-2020 15:43h

A Autoridade de Saúde dos Açores determinou hoje o encerramento do lar de idosos do Nordeste, na ilha de São Miguel, estrutura onde já se registaram várias mortes relacionadas com a covid-19.

Em comunicado, a Autoridade de Saúde Regional informa que, "em articulação com o Governo dos Açores, a Câmara Municipal do Nordeste e a Santa Casa da Misericórdia do Nordeste", foi determinado o encerramento da Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa.

No total, naquela estrutura já foram registados 50 casos de infeção pelo novo coronavírus, entre utentes e funcionários, e dez mortes, segundo números avançados à agência Lusa pela Autoridade de Saúde dos Açores.

Atualmente, estão ativos 31 casos originados no lar e há nove pessoas recuperadas.

Com quase cinco mil habitantes, o Nordeste tem sido o mais afetado pela covid-19 nos Açores e é o único concelho de Portugal que tem neste momento em vigor uma cerca sanitária.

Na passada sexta-feira o Conselho do Governo dos Açores decidiu prorrogar, naquele concelho, a declaração do estado de calamidade pública e a sua cerca sanitária até às 00:00 de 18 de maio, medida “preventiva, mais segura e rigorosa quanto à presente situação” no Nordeste, explicou na altura o executivo regional, em comunicado.

A Autoridade de Saúde açoriana tem reiterado que não existem atualmente quaisquer evidências de contágio comunitário no Nordeste e a cadeia de transmissão está restrita” à estrutura residencial.

Hoje, em comunicado, a Autoridade de Saúde Regional informou que, "em articulação com o Governo dos Açores, a Câmara Municipal do Nordeste e a Santa Casa da Misericórdia do Nordeste", foi determinado o encerramento da Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa.

Os utentes positivos ativos que se encontram internados no Centro de Saúde do Nordeste serão transferidos para o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.

Quanto aos utentes institucionalizados na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, estes transitam para o respetivo Centro de Saúde.

A Autoridade de Saúde dos Açores acrescenta que os utentes recuperados que se encontram no Centro de Saúde do Nordeste e no Hospital de Ponta Delgada "serão transferidos para o Centro de Saúde da Povoação, passando a constituir o internamento desta unidade de saúde um espaço exclusivamente destinado a utentes recuperados de covid-19".

Por sua vez, os utentes de Cuidados Continuados Integrados que se encontravam internados no Centro de Saúde da Povoação serão transferidos para o Centro de Saúde da Ribeira Grande, designadamente para a ala recém-criada de acolhimento suplementar.

O primeiro caso de uma utente daquele lar infetada foi detetado no dia 07 de abril, depois de a mulher de 88 anos, que entretanto morreu, ter estado internada no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Hoje foi diagnosticado um novo caso positivo no lar de idosos do Nordeste, um homem de 23 anos.

Desde o início do surto foram confirmados nos Açores 144 casos, verificando-se 64 recuperados, 14 óbitos e 66 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 50 em São Miguel, dois na ilha Terceira, dois na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial.

A ilha de São Miguel foi a que registou mais casos (106), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 250 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

 

MAIS NOTÍCIAS