SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Governo dos Açores diz que foram apuradas necessidades informáticas dos alunos

LUSA
23-04-2020 12:36h

O Governo Regional dos Açores declarou hoje que foi feito um levantamento das necessidades de equipamentos informáticos dos alunos de toda a região “em tempo oportuno”, e que essas necessidades, em plena pandemia de covid-19, foram supridas.

O esclarecimento de executivo regional surge em resposta a um comunicado enviado na quarta-feira pelo Bloco de Esquerda, no qual o partido pedia o estudo “exaustivo” das necessidades dos alunos, referindo que, "embora o Governo Regional tenha assumido publicamente que São Miguel seria a única ilha em que ainda havia alguns alunos sem acesso à Internet em casa", o partido dizia ter "conhecimento de alunos nas Flores, por exemplo, que ainda não têm computador com Internet em casa".

A Direção Regional da Educação afirma, no entanto, que “solicitou a todas as Unidades Orgânicas do Sistema Educativo Regional, durante o período de interrupção letiva da Páscoa, o levantamento das necessidades dos alunos de computadores e de acessos à Internet”.

“Esse levantamento, realizado em toda a Região, foi remetido, em tempo oportuno, à Direção Regional da Educação que, em estreita colaboração com as escolas, desenvolveu todos os procedimentos necessários para o início do terceiro período letivo, com as limitações que derivam das circunstâncias de todos conhecidas”.

A nota concretiza, ainda, que na ilha das Flores “foram já entregues, no início desta semana, 31 equipamentos informáticos, devidamente formatados com as plataformas utilizadas para garantir esta fase de ensino à distância”.

Assim, “todos os alunos da ilha das Flores que necessitavam de equipamentos informáticos, à semelhança do que acontece com os restantes das restantes ilhas, dispõem de equipamentos informáticos necessários às suas aulas à distância”, assegura o executivo, acrescentando que “as câmaras municipais de Santa Cruz e das Lajes das Flores também colaboraram na disponibilização de Internet aos alunos que necessitavam destes equipamentos”.

Desde o início do surto foram confirmados 138 casos da covid-19 nos Açores, 111 dos quais atualmente ativos, tendo ocorrido 19 recuperações (oito em São Miguel, seis na Terceira, quatro em São Jorge e uma no Pico) e oito mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que registou mais casos (100), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em Portugal, morreram 785 pessoas das 21.982 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

MAIS NOTÍCIAS