A RSE Live já está a ser testada no Hospital de Ovar. Em breve, chegará ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde mas o objetivo é alarga-la a todo o país. A plataforma de telessaúde, permite realizar consultas de especialidade, sem a necessidade de haver intermediação de outro médico.
Coube ao Hospital de Ovar a honra de inaugurar a RSE Live. Esta nova plataforma de telessaúde vem permitir o atendimento nas consultas de especialidade, sem a intermediação de outro médico. Caso médico e utente estejam de acordo, a consulta pode realizar-se remotamente. O utente apenas necessita de estar registado no portal SNS, através da área do cidadão e de um computador com câmara. Por seu lado, o médico consegue aceder ao processo clínico e prescrever o que entender necessário.
O presidente do conselho de administração dos Serviço Partilhados do Ministério da Saúde, explicou ao Canal S+, que a escolha do Hospital de Ovar foi simbólica. Luís Goes Pinheiro, adiantou ainda o que esta plataforma trás de novo.
Esta ferramenta para já, está apenas disponível no Hospital de Ovar, mas o objetivo, segundo Luis Goes Pinheiro, é investir no alargamento a outras unidades de saúde em todo o país. Segurança e confidencialidade são também garantidas graças ao sistema de autenticação, por chave móvel digital.
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde deverá ser a próxima unidade a adquirir esta plataforma, seguindo-se a Unidade Local do Litoral Alentejano.