A Câmara Municipal de Oeiras anunciou hoje um investimento de 140 mil euros para dotar professores e alunos de meios tecnológicos que permitam facilitar o ensino à distância, no âmbito das medidas de prevenção do surto da covid-19.
Em comunicado, o município, do distrito de Lisboa, refere que identificou 1.914 alunos, num universo de 20.000, que não dispunham de meios tecnológicos para poder acompanhar o ensino à distância.
Nesse sentido, a autarquia, presidida por Isaltino Morais, vai distribuir por alunos e professores 1.944 ‘tablets’, computadores portáteis e smartphones, 200 câmaras, 200 microfones e 1.185 routers.
“Além de garantir equipamento tecnológico, foi constituída uma equipa de professores de todas as escolas do concelho para o desenvolvimento de tutoriais de apoio à implementação do modelo de aulas à distância que, de uma forma mais simples e rápida, permitisse apoiar o acesso aos conteúdos preparados por cada escola”, acrescenta a nota.
O primeiro-ministro anunciou hoje que, até ao 9ºano, todo o terceiro período prosseguirá com ensino à distância, com avaliação, mas sem provas de aferição nem exames, mantendo-se os apoios às famílias com filhos menores de 12 anos.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).