SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: 30 pessoas sob vigilância em megaprojeto de gás em Moçambique

LUSA
04-04-2020 13:44h

As autoridades de saúde em Moçambique anunciaram hoje que há 30 pessoas sob vigilância no megaprojeto de gás natural da Total, no Norte do país, por terem estado em contacto com um funcionário infetado com covid-19.

"Uma equipa está no terreno a fazer investigação há mais de 24 horas" na área de construção do projeto da petrolífera Total na península de Afungi, sendo que "neste momento já foram identificados cerca de 30 contactos", explicou Samo Gudo, diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS).

O processo de "colheita de amostras está a decorrer", sendo depois analisadas em Maputo.

"Há um trabalho em coordenação com os funcionários da Total, empresa que está a prestar um grande apoio. De um modo geral, o trabalho está a decorrer muito bem", sublinhou.

O caso de infeção diz respeito a um cidadão moçambicano, de 61 anos, que viajou de Pemba (capital provincial de Cabo Delgado) para Maputo e que está atualmente em isolamento domiciliário.

A petrolífera Total disse, na quinta-feira, que foi tomada a decisão de identificar todas as pessoas que entraram em contacto com o trabalhador infetado, "a fim de tomar todas as medidas preventivas necessárias para limitar o risco de contaminação", incluindo a respetiva quarentena e a desinfeção das instalações.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais mais de 59 mil morreram e mais de 211 mil são consideradas curadas.

MAIS NOTÍCIAS