O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, defendeu hoje a necessidade de um “enquadramento legal mais robusto e abrangente” para uma “abordagem coordenada” a nível internacional da saúde.
O Presidente da República defendeu hoje que “a vida continua” depois do período mais crítico da pandemia causada pelo novo coronavírus, exortando os portugueses a “terem juízo” e a cumprirem as regras sanitárias que “o convívio social impõe”.
A Ordem dos Enfermeiros defendeu hoje que não se deve avançar já com a vacinação das crianças contra a covid-19, considerando que a prioridade deve centrar-se na vacinação dos adultos da “forma mais célere possível”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje, em Braga, que a luz verde dos especialistas para a vacinação de crianças contra a covid-19 “é uma boa notícia”.
A Comissão Europeia propôs hoje um reforço da coordenação sobre viagens na União Europeia (UE) devido ao aumento de casos do coronavírus, sugerindo que vacinados não sejam submetidos a restrições adicionais e que não vacinados sejam mais testados.
A Ordem dos Médicos considerou hoje “inqualificáveis” as declarações da ministra da Saúde sobre a solução para a falta de médicos, afirmando que “perdeu toda a credibilidade” e que os clínicos saberão dar resposta à “atitude totalmente inaceitável”.
O aumento de casos de covid-19, mesmo nos países europeus com maiores taxas de vacinação, levou os respetivos governos a impor novamente restrições, mas, até agora, só a Áustria decidiu voltar a um confinamento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada para a “ocorrência de uma nova variante de covid-19” na África do Sul e Botsuana, com “elevado número de mutações”, anunciou hoje a diretora da OMS para África, Matshidiso Moeti.
O Instituto Ricardo Jorge associa a “subida abrupta” de uma das sub-linhagens da variante Delta, que se manifestou em 42 concelhos, à Latada, a festa de arranque do ano letivo na Academia de Coimbra.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou hoje o lançamento de uma campanha de sensibilização para o reforço das medidas de combate à pandemia de covid-19, nas duas ligas profissionais.
Uma nova variante do coronavírus que causa a covid-19 foi detetada na África do Sul, o país africano oficialmente mais afetado pela pandemia e que está a sofrer um novo aumento de infeções, anunciaram hoje os cientistas.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.173.915 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou hoje a administração da vacina contra a covid-19 da BioNTech/Pfizer, a crianças dos 5 aos 11 anos, sendo a primeira na União Europeia (UE) para esta faixa etária.
A Europa ultrapassou hoje 1,5 milhões de mortes associadas à covid-19 e vários países do continente estão a repor as restrições para tentar travar as contaminações recorde, segundo um balanço da agência France-Presse até às 10:00.
O portal de agendamento ‘online’ para a vacinação contra a covid-19, da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), e o programa Vida Cascais, da Câmara Municipal de Cascais, venceram o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE, foi hoje anunciado.
O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) está a investigar a “subida abrupta” de uma sub-linhagem da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2, que em duas semanas se espalhou por 42 concelhos.
O uso de máscara durante o exercício contínuo, moderado a intenso, como andar de bicicleta na rua, prejudica a ventilação, reduz o consumo de oxigénio e encurta em 10% a tolerância de esforço até à exaustão, segundo um estudo hoje divulgado.
O Anemia Working Group Portugal alertou hoje para a importância de um correto diagnóstico da anemia, que afeta um em cada cinco portugueses, uma “epidemia escondida” que aumenta os tempos de internamento, a taxa de doença e a mortalidade.
Três em cada 10 mulheres portuguesas adiaram a maternidade por causa da pandemia, revela um inquérito europeu hoje divulgado e que envolveu 10 países para avaliar as perceções sobre a saúde após dois anos de covid.
A Comissão Europeia vai hoje apresentar recomendações atualizadas sobre a livre circulação na União Europeia (UE), devido ao aumento acentuado de casos de covid-19, propondo uma “abordagem baseada na pessoa”, sem quarentenas para vacinados.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai emitir hoje a sua decisão sobre administração da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer a crianças dos 5 aos 11 anos, podendo ser a primeira na União Europeia (UE) para esta faixa etária.
O Conselho de Ministros reúne-se hoje para decidir novas medidas para travar a evolução da pandemia de covid-19, devendo ser o primeiro-ministro, António Costa, a apresentá-las, depois de dois dias a receber os partidos.
Um estudo constatou um aumento gradual no risco de infeção por covid-19 começando 90 dias após receber uma segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech.
As instituições portuguesas responderam de “forma cabal” às necessidades do país e dos portugueses a propósito da covid-19, concluiu a comissão parlamentar criada para acompanhar a aplicação de medidas contra a pandemia.