A norma que estabelece que o teletrabalho volta a ser recomendado sempre que possível, a partir de quarta-feira, aplica-se a todas as empresas, esclareceu hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O diretor do aeroporto de Lisboa apelou hoje para que as pessoas apenas se desloquem ao aeroporto em caso de “necessidade absoluta”, uma vez que a área das chegadas vai estar encerrada devido às novas regras de fiscalização.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 2.907 casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 11 mortes atribuídas à covid-19, bem como mais 24 pessoas internadas com a doença, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O Bloco de Esquerda de Lisboa exigiu hoje a “reversão imediata do encerramento dos centros de vacinação contra a covid-19” da cidade, criticando a sua concentração num único ponto, numa altura em que existe um aumento de casos.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou hoje que a região vai exigir um teste negativo à covid-19 aos passageiros provenientes do estrangeiro, tal como vai acontecer nas chegadas ao continente português.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 38 novos casos de covid-19, e 41 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O número de casos confirmados na Europa da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, subiu hoje para 44, anunciou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), assinalando que todos têm historial de viagem.
O Hospital de São João, no Porto vai lançar a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) de emergência médica, que permitirá uma resposta mais rápida e “afirmar Portugal internacionalmente” na tecnologia para a saúde, anunciou hoje.
Chefes de urgência, assistentes e internos do Departamento de Cirurgia do Centro Hospitalar Lisboa Norte alertaram hoje que em dezembro a prestação de cuidados de saúde nas urgências pode estar em causa por falta de médicos.
O presidente do Governo da Madeira defendeu hoje que “não vale a pena” entrar em pânico com a nova variante do coronavírus, a Ómicron, reafirmando que as medidas de controlo da pandemia no aeroporto em vigor vão manter-se.
O PSD pediu hoje a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, na “próxima reunião da Comissão Permanente”, que o partido diz que “terá lugar, provavelmente, no dia 9 de dezembro”.
A ANA Aeroportos, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), PSP e SEF explicaram hoje as regras de entrada de passageiros no território continental, destacando-se a obrigação de apresentar teste além do certificado digital.
A responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke, disse hoje, em Bruxelas, que o organismo está preparado para adaptar as vacinas à nova variante do coronavírus da covid-19 (Ómicron), se necessário.
A doença de Parkinson, a segunda enfermidade neurodegenerativa mais frequente no mundo, pode ter origem no intestino e daí progredir para o cérebro, revela um estudo realizado por cientistas da Universidade de Coimbra (UC), hoje divulgado.
Mais de um terço dos portugueses (35%) preferem comprar medicamentos sujeitos a receita médica de marca em vez de recorrerem aos genéricos, revela um estudo da Deco Proteste.
O Instituto de Saúde Pública dos Países Baixos anunciou hoje ter detetado a variante Ómicron do SARS-CoV-2 em 19 e 23 de novembro, uma semana antes da chegada dos voos da África do Sul com 61 passageiros infetados.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.206.370 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
O Conselho Nacional de Ética considerou “lamentável” e uma “falha gravíssima” não ter sido ouvido na fase final da elaboração do diploma sobre a eutanásia, que foi devolvido pelo Presidente da República ao parlamento, sem promulgação.
Um dos chefes de urgência de cirurgia do Hospital da Guarda, José Manuel Rodrigues, pediu a suspensão de funções devido ao problema “crónico” da falta de médicos naquela unidade.
O Presidente da República usou na segunda-feira o veto político pela 25.ª vez, ao devolver ao parlamento a lei que despenaliza a morte medicamente assistida.
A Suíça passou a exigir teste negativo e quarentena a todos os cidadãos que viajem de Portugal, mesmo vacinados ou recuperados da covid-19, por causa da presença em território português da variante Ómicron.
A presidente do conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada afirmou hoje que a decisão de “isolar informaticamente” a unidade de saúde “foi correta e eficaz”, considerando que o ex-diretor de informática “desvalorizou” a suspeita de ataque informático.
Cidadãos de países exteriores à União Europeia e dos países considerados de risco vermelho ou vermelho escuro sem certificado digital europeu de teste ou recuperação precisam de teste PCR negativo ou comprovativo de teste rápido antigénio para entrar em Portugal, via terrestre.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Guilherme Macedo, apelou hoje aos cidadãos para que façam o rastreio à hepatite C, por existirem em Portugal 40 mil pessoas que desconhecem estarem infetadas com a doença silenciosa.