A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a Europa tem agora uma "oportunidade única" de controlar a pandemia da covid-19, salientando que uma parte importante da população está imunizada e que a variante Ómicron é menos grave.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação do Hospital da Luz de Aveiro ao pagamento de uma indemnização de 71 mil euros ao filho de uma mulher que morreu após uma cirurgia de redução do estômago.
No primeiro ano da pandemia de covid-19 houve menos doentes encaminhados para o IPO do Porto, que chegaram “numa parte mais avançada” do cancro, um fator que contribuiu para o aumento da mortalidade em 2020.
Portugal está a atingir o pico da atual vaga da pandemia e, nas próximas semanas, vai se registar uma redução de infeções, internamentos e de mortes por covid-19, estima o Instituto Superior Técnico (IST).
O presidente do IPO de Lisboa defende que o reforço do caráter público do Serviço Nacional de Saúde (SNS) requer uma “alteração radical” da forma como são encaradas as carreiras dos profissionais e a especificidade do setor.
A despesa do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa com medicamentos aumentou 50% nos últimos três anos, representando atualmente cerca de dois terços dos gastos da instituição.
O presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa avisou que, se a construção do novo edifício de ambulatório não avançar, “a globalidade da prática” da instituição vai ficar em perigo.
O presidente do IPO de Lisboa disse que ainda está por apurar o impacto da pandemia no sucesso do tratamento dos doentes com cancro, mas adiantou que a perceção dos profissionais é que estão a aparecer casos mais graves.
As autoridades dos Estados Unidos anunciaram hoje que os peritos em inteligência não identificaram justificação para as aparentes lesões cerebrais relatadas por funcionários norte-americanos em Cuba, a chamada "síndrome de Havana", podendo existir outras explicações, como energia dirigida.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comunicou hoje ao secretário-geral do PS, António Costa, que irá indigitá-lo como primeiro-ministro após o apuramento dos resultados das legislativas nos círculos da emigração.
As pessoas que receberam as vacinas da Pfizer e da Moderna contra a covid-19 deixam de ter de esperar sete dias para doar sangue, anunciou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
Mais de cinco milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, cerca de 67.446 das quais na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Iniciativa Liberal irá propor a reintrodução dos debates quinzenais para reforçar o escrutínio da maioria absoluta do PS, uma nova Lei de Bases da Saúde e a revisão da lei eleitoral.
As restrições impostas para conter a pandemia de covid-19 começaram a ser levantadas sobretudo em países europeus, dois anos depois da chegada do coronavírus à Europa, mas há países a reforçá-las, enquanto a OMS aconselha prudência.
A Câmara de Coimbra defendeu hoje a utilização de centros de saúde para a vacinação ao invés do Estádio Universitário, que tem causado vários constrangimentos, nomeadamente na Escola Jaime Cortesão, com os alunos impedidos de praticar educação física.
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal aumentou para 7.081,7 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a diminuir, para 1,09, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A cátedra em sustentabilidade demográfica e saúde, lançada hoje na Universidade de Évora (UÉ), vai procurar “uma vacina” para a “pandemia” do envelhecimento populacional, que é “mais preocupante” que a da covid-19, afirmou hoje o coordenador.
Portugal ultrapassou hoje as 20 mil mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia, com 56 óbitos registados nas últimas 24 horas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal registou 54.693 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e mais 56 mortes associadas à covid-19, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro alertou hoje que os doentes oncológicos foram “abandonados” neste período de pandemia, o que irá “aumentar substancialmente, nos próximos quatro anos” a mortalidade por esta doença.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores garantiu hoje o reposicionamento, no prazo previsto, das carreiras na Saúde, tendo já solicitada os mapas de pessoal para "avaliar o impacto financeiro das valorizações remuneratórias, informou o executivo.
A Comissão Europeia lançou hoje medidas para assegurar a deteção precoce do cancro em 90% da população europeia mais vulnerável à doença até 2025 e o combate às desigualdades na prevenção e tratamento na União Europeia (UE).
Diversos bancos juntaram-se numa iniciativa para angariar fundos para o IPO de Lisboa conseguir comprar dois equipamentos para diagnóstico e terapêutica de vários tipos de cancro, incluindo tumores raros e hereditários, e investigação em oncobiologia.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 1.376 novos casos de covid-19 e o óbito de um homem de 93 anos, totalizando 14.373 infeções ativas, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.