O número de pessoas em situação de sem-abrigo tem vindo a aumentar em Faro, com a maioria a pernoitar em locais precários como carros ou edifícios abandonadas, um cenário agravado pela pandemia de covid-19, indicam dados oficiais.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) analisaram 2.850 locais de venda de comida de rua em sete cidades da Ásia Central e Europa de Leste e concluíram ser pouca a oferta de fruta e hortícolas.
Uma equipa de investigadores conseguiu definir, pela primeira vez com precisão, a localização da representação do clitóris no cérebro das mulheres, revela um estudo divulgado na segunda-feira.
Os Açores têm três casos de infeção de SARS-CoV-2 identificados com probabilidade “elevada” de serem da variante Ómicron, aguardando ainda confirmação do Instituto Ricardo Jorge, revelou hoje o diretor regional da Saúde.
A coordenadora do BE defendeu hoje que o lucro das farmacêuticas tem sido mais importante para a União Europeia do que a vacinação de toda a população, defendendo que Portugal devia levantar a questão da quebra das patentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje o uso de emergência da vacina CovovaxTM contra a covid-19, produzida pelo Instituto Serológico da Índia e com licença do laboratório norte-americano Novavax.
Especialistas da ONU em direitos humanos apelaram hoje aos Estados para que deixem de deter migrantes devido exclusivamente ao seu estatuto, lembrando que as pessoas não devem ser tratadas como criminosas por atravessarem ilegalmente uma fronteira.
Portugal tem já 133 concelhos acima de risco muito elevado de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, dos quais 21 no nível de risco máximo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Ordem dos Médicos reiterou hoje preocupações com a falta de recursos humanos "generalizada a todos os hospitais" do Sul e, em específico, da Área Metropolitana de Lisboa, onde as idas às urgências estão em níveis anteriores à pandemia.
A Cáritas Diocesana da Guarda está a apoiar mais de 200 pessoas carenciadas por mês e a direção prevê que as solicitações de ajuda aumentem no início de 2022, devido aos efeitos da pandemia, foi hoje anunciado.
João Manuel Miranda faz hoje 52 anos e como prenda recebeu um transplante de medula óssea, o centésimo que o Hospital de São João realiza este ano e que é visto como uma “conquista” perante os constrangimentos da pandemia.
A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, passando para os 525,5 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) diminuiu ligeiramente para 1,07, segundo os dados oficiais de hoje.
Portugal regista hoje mais 24 mortes associadas à covid-19, o número mais elevado desde março, mais 4.644 infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 e uma ligeira redução dos internamentos, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Neurociência e investigação ambiental ligada à saúde vão ter espaços dedicados no Ocean Campus, à beira Tejo, com novos polos de investigação a cargo das fundações Calouste Gulbenkian e Champalimaud.
A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em Viana do Castelo, com investimento previsto de 2,3 milhões de euros, estará concluída até ao final de 2022, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.
Os internamentos por covid-19 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) quase duplicaram no último mês e vão a meio do limite definido para a linha vermelha, que se situa nos 287 doentes, segundo dados hoje divulgados pelo Governo.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 53 casos de covid-19, a par de 17 recuperações e dez internamentos, somando 325 infeções ativas, divulgou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O número de utentes em lista de espera cirúrgica nos Açores baixou em novembro, pelo quarto mês consecutivo, sendo agora de 10.848, menos 1.392 utentes do que no período homólogo, segundo um relatório da Direção Regional da Saúde.
A missão portuguesa de otorrinolaringologia assinalou 10 anos em São Tomé e Príncipe, onde ainda há “um número de pessoas com deficiências auditivas acima do expetável”, embora tenham diminuído casos de infeções crónicas de surdez.
O ministro da Educação disse hoje que a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, que se inicia no sábado, pode levar as autoridades de saúde a mudar os protocolos de prevenção da covid-19 nas escolas.
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje ao cumprimento das medidas de saúde pública no Natal e Ano Novo, nomeadamente o distanciamento social de 1,5 metros, uso de máscara e higienização das mãos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou hoje que o Governo vai aumentar o número de testes covid-19 gratuitos por pessoa, que está agora fixado em quatro por mês.
Os utentes dos Açores com 60 a 64 anos foram incluídos na vacinação gratuita contra a gripe pela Direção Regional de Saúde, divulgou hoje a Secretaria Regional da Saúde e Desporto.
A ministra da Saúde admite o “agravamento” do impacto da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 sobre os serviços de saúde, ainda que os cuidados hospitalares tenham registado “níveis estáveis” nos últimos dados disponíveis.