SAÚDE QUE SE VÊ

Misericórdia de Gouveia prevê investir 560 mil euros na ampliação e remodelação de Lar

LUSA
24-05-2022 12:21h

A Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, no distrito da Guarda, prevê investir 560 mil euros nas obras de ampliação e remodelação do Lar de Idosos, para melhorar as condições dos utentes.

De acordo com um concurso público publicado hoje em Diário da República, o preço base do procedimento da empreitada de ampliação e remodelação do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia é no valor de 560,860.23 euros e tem um prazo de execução de 240 dias.

Segundo o provedor, Luís Manuel Abreu Mendes, o objetivo do investimento é modernizar a Estrutura Residencial para Idosos, que já completou 25 anos de funcionamento.

Como, na atualidade, “as exigências são outras”, a mesa da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia dialogou com a Segurança Social e decidiu “fazer uma remodelação de todo o espaço interior do lar de Idosos e também ampliar”.

“Nós queremos manter os mesmos idosos. A ideia não é aumentar a capacidade da Estrutura [Residencial para Idosos], é manter os mesmos 50 utentes, mas proporcionar-lhes melhores condições e condições atuais, digamos assim”, justificou o responsável, em declarações à agência Lusa.

Como exemplo, referiu que os atuais cinco quartos triplos da instituição vão passar a duplos e serão construídos novos quartos triplos, com a intenção de disponibilizar preços mais acessíveis para os utentes da região.

No âmbito do projeto, alguns quartos duplos passarão a individuais, o refeitório ficará mais amplo e será criada uma nova sala de convívio.

“O objetivo é alargar [o espaço físico], mas mantendo os mesmos utentes. Na ótica desta mesa administrativa, há que criar melhores condições. Os utentes de hoje não são os mesmos de há 25 anos. Hoje, a internet já começa a ser utilizada por muitos dos nossos utentes. Também temos de criar essas condições. Antigamente, as pessoas não tinham acesso a essas tecnologias e hoje já começam a pedir. Portanto, há que criar melhores condições para os novos utentes”, explicou Luís Manuel Abreu Mendes.

As obras de ampliação e de remodelação do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia vão ser financiadas pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

A Santa Casa da Misericórdia de Gouveia emprega cerca de 30 pessoas e possui as valências de Lar de Idosos (com 50 utentes), um Centro de Noite (12 utentes) e Cantina Social (16).

A instituição também possui um Orfeão Cultural que já tem 35 anos de existência.

MAIS NOTÍCIAS