A marcação da toma da dose de reforço da vacina contra a covid-19 está disponível, desde hoje, para pessoas com 45 ou mais anos no portal de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde.
O Governo prevê que nas eleições legislativas de janeiro haja um número de cidadãos confinados semelhante ao das últimas presidenciais, cerca de 380 mil, avançou hoje a ministra da Administração Interna.
O voto antecipado em mobilidade nas legislativas está preparado para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções, que poderão ainda ser aumentadas, anunciou hoje o Governo, apelando à inscrição nesta modalidade de votação.
Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) entregou hoje aos partidos candidatos às eleições legislativas um ‘dossier’ com várias propostas para a melhoria da formação médica e da saúde em Portugal, como o reforço dos recursos nas escolas médicas.
O PS deixou hoje um apelo para que “todos participem” nas eleições legislativas, nomeadamente através do voto antecipado, apontando que “estão garantidas condições de saúde pública” e aguardando por eventuais soluções adicionais do executivo.
A vacinação contra a covid-19 de todos os profissionais elegíveis que trabalhem em lares e Unidades de Cuidados Continuados Integrados “é fortemente recomendada” pela Direção-Geral da Saúde na orientação sobre os procedimentos a adotar nestas instituições.
A vigília convocada para terça-feira pelos três municípios da área de influência do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), para exigir o reforço de meios naquela unidade hospitalar, foi adiada para 18 de janeiro, revelou hoje fonte da organização.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu hoje as candidaturas à primeira avaliação externa dos Centros Académicos Clínicos (CAC), anunciou o Governo, avançando que há 1,8 milhões para avaliação e financiamento.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 247 novos casos de covid-19 e 277 recuperações e o arquipélago tem hoje 24 doentes internados, mais três do que no domingo, segundo o comunicado da Autoridade de Saúde.
O chefe do Estado-Maior do Exército destacou hoje o papel do Regimento de Infantaria 13, Vila Real, no combate à covid-19, incêndios e no aprontamento do primeiro Batalhão de Infantaria Mecanizada de Rodas, assente na viatura blindada Pandur.
O executivo da Câmara Municipal do Porto aprovou hoje, por unanimidade, a disponibilização gratuita de mais 100 mil testes de antigénio à população durante o mês de janeiro nos 18 centros assegurados pela autarquia.
Mais de 80% da população adulta da União Europeia (UE) está totalmente vacinada contra a covid-19, anunciou hoje a Comissão Europeia, pedindo “solidariedade social” aos que ainda não foram inoculados para combater variantes contagiosas como a Ómicron.
A Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, destruiu 139 ninhos de vespa velutina em 2021, três vezes mais do que os destruídos em 2020.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou hoje que está a avaliar o pedido da farmacêutica Pfizer para a comercialização do medicamento Paxlovid, destinado a casos leves e moderados de covid-19.
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 3.204,4 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,24, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O acesso a eventos de grande dimensão (desportivos, culturais ou corporativos) está dependente da apresentação de um teste negativo à covid-19, que, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), poderá ser um autoteste realizado à entrada.
Os Açores têm, a partir de hoje, quatro centros de vacinação contra a covid-19 abertos, dois em São Miguel, em regime de casa aberta, e dois na ilha Terceira, por marcação, revelou o secretário regional da Saúde.
Portugal registou 20.212 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, mais 20 mortes associadas à covid-19 e mais 139 internamentos em enfermaria e 11 em cuidados intensivos nas últimas 24 horas, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, apelou hoje para uma "política comum de asilo sustentável" da União Europeia (UE), após um encontro com o seu homólogo italiano, Luigi di Maio, em Roma.
O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, encontra-se hospitalizado em Itália, dado sofrer de “complicações graves” devido a uma “disfunção do sistema imunitário”, tendo todas as suas atividades oficiais sido canceladas, informou hoje o seu gabinete.
O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra uma ex-assistente técnica do serviço de Atendimento Complementar da Nazaré suspeita de peculato e de recebimentos indevidos de taxas moderadoras.
O presidente do Governo dos Açores defendeu hoje que o contrato celebrado com o médico Tato Borges não é “um regresso” porque o clínico "não perdeu vínculo" de "aconselhamento", apesar da extinção da Comissão de Luta contra a Pandemia.
O secretário regional da Saúde dos Açores defendeu hoje que não fazia sentido retomar a comissão de acompanhamento da pandemia de covid-19 na região, mas era importante manter o aconselhamento técnico, justificando a contratação do médico Gustavo Tato Borges.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou hoje, em Felgueiras, distrito do Porto, “a grande vontade das comunidades escolares voltarem fisicamente às escolas, após a interrupção letiva de Natal”.