Mais de metade dos utentes do concelho de Alenquer está sem médico de família, sendo o Carregado a zona mais afetada, segundo o portal do Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários do Ministério da Saúde.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, avisou hoje que ainda não é “momento de descontração e de esquecimento” da pandemia de covid-19, avisando os Estados-membros que têm de estar preparados para reintroduzir rapidamente medidas restritivas, se necessário.
A ministra da Saúde revelou hoje que, a partir do final da semana, quem tiver um autoteste positivo para o vírus SARS-CoV-2 e ligar para a linha Saúde 24 terá acesso a uma prescrição automática para teste rápido de antigénio.
Os registos clínicos dos utentes do hospital de Almada, distrito de Setúbal, já estão a ser assegurados informaticamente, de uma formal gradual, em toda a unidade, duas semanas depois de ter sido alvo de um ataque cibernético.
A ministra da Saúde insistiu hoje que não estava em causa o direito das mulheres no caso dos indicadores de avaliação das Unidades de Saúde Familiar que incluíam o aborto e disse que o grupo técnico recuou na proposta para responder ao “sentir social”.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 33,3 toneladas de carne e derivados e de bacalhau por incumprimento dos requisitos de higiene, falta de número de controlo veterinário e licenciamento, no valor de mais de 93 mil euros.
A média de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 passou para os 14.400 casos diários a nível nacional, registando um aumento desde meados de abril, indicam dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) hoje divulgados.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que o processo de luto inacabado devido à pandemia da covid-19 pode ter um “impacto contínuo e devastador” nos enlutados, afetando a saúde mental a longo prazo.
O grupo de trabalho criado para a revisão do modelo de organização e funcionamento das Unidades de Saúde Familiar (USF) decidiu hoje retirar os indicadores IVG (abortos voluntários) e DST (doenças sexualmente transmissíveis) da avaliação de desempenho dos profissionais.
A administração do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) está “empenhada” em que as agressões aos enfermeiros, ocorridas em fevereiro, na unidade de Famalicão, sejam julgadas como “crime público”, anunciou hoje o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE).
O Governo dos Açores anunciou hoje a contratação de 79 médicos com “vínculo permanente”, reforçando a Unidade de Saúde de São Miguel com oito profissionais, permitindo que 97% da população da ilha tenha médico de família.
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informou hoje que existem atualmente 45 reclusos com covid-19, num universo de 11.743 presos, tendo sido recuperados desde o início da pandemia 4.274, sem registo de mortes.
Cerca de 52% dos utentes do concelho de Torres Vedras que não integram Unidades de Saúde Familiar (USF) estão sem médico de família, a única zona considerada carenciada dentro do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul.
Metade das pessoas diagnosticadas com covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano, revela um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, que avaliou os efeitos da doença ao longo do tempo no Brasil.
A secretária de Estado Patrícia Gaspar anunciou hoje a desativação do plano nacional de emergência de proteção civil, iniciado em março de 2020 devido à pandemia de covid-19, justificando que o país está numa "fase de alívio”.
As especialidades de medicina geral e familiar, ginecologia-obstetrícia, anestesiologia e urologia são das mais carenciadas de médicos em algumas regiões do país, tendo o Governo aberto 219 vagas que contemplam incentivos para captar profissionais para estas zonas.
As deputadas Isabel Moreira e Alexandra Leitão são as primeiras subscritoras de um conjunto de perguntas dirigidas à ministra da Saúde, documento em que exigem absoluto respeito pelo livre recurso à interrupção voluntária da gravidez (IVG).
O anteprojeto de lei de proteção em emergência de saúde pública, hoje entregue no parlamento, define como os cidadãos podem reagir judicialmente às medidas gerais adotadas e é “particularmente cuidadoso” nas medidas individuais como o confinamento e quarentena.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) exortou hoje o Ministério da Saúde a implementar um novo Plano Nacional para o Planeamento Familiar, com novos modelos de resposta e mais segurança e qualidade na saúde materna.
Alguns serviços do Centro de Saúde da Batalha, no Porto, passarão a funcionar, provisoriamente, na Escola Básica do Sol, cedida pela câmara municipal, permitindo, assim, a realização de obras naquele espaço, foi hoje anunciado.
O anteprojeto de lei de proteção em emergência de saúde pública, elaborado por uma comissão técnica e hoje entregue no parlamento, prevê a criação formal de um conselho científico de apoio às decisões dos órgãos de soberania.
O Governo pretende avaliar com os parceiros sociais a fixação anual de um referencial para atualização dos salários por setor, no âmbito do acordo de rendimentos e competitividade cuja discussão foi hoje lançada na Concertação Social.
O anteprojeto de lei de proteção em emergência de saúde pública, elaborado por uma comissão técnica criada por iniciativa do primeiro-ministro, assume o objetivo de conferir ao parlamento um “papel relevante” na resposta a uma situação dessa natureza.
O Governo autorizou no concurso de mobilidade a abertura 202 vagas da carreira médica ou carreira especial médica, dos quais 62 para Medicina Geral e Familiar, 10 para Saúde Pública e os restantes 130 para a área hospitalar.