O ministro da Educação disse hoje, em Felgueiras, que nos últimos quatro dias foram vacinados “mais de 100 mil docentes e não docentes”, indicando que “a grande maioria” tem agora a dose de reforço.
Portugal é um dos quatro países da União Europeia com menos mortes diárias por milhão de habitantes atribuídas à covid-19 na última semana, descendo de sexto para sétimo estado-membro com mais novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2.
Um investigador da Universidade de Coimbra ganhou uma bolsa europeia de 1,9 milhões de euros, que lhe vai permitir desvendar a dinâmica estrutural de motores moleculares nos próximos cinco anos, anunciou hoje fonte desta instituição de ensino.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) informou hoje que a Câmara de Melgaço não se pronunciou, no prazo legal estipulado, sobre o horário das farmácias para 2022, e a ausência desse parecer é considerada como “concordância”.
Mais de 21.500 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal até final do ano passado e houve 116 casos de morte comunicados em idosos, sem que esteja demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.
Depois de a evolução da pandemia de covid-19 ter forçado a uma semana extra de férias no Natal, milhares de alunos regressam hoje às escolas, muitos deles com a vacinação iniciada durante esta paragem letiva.
Algumas restrições impostas para combater a pandemia de covid-19 são hoje levantadas, como a obrigatoriedade de testes em várias situações, e as escolas voltam a abrir.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) registou um novo número recorde de 2,6 milhões de casos de covid-19 nas últimas 24 horas, numa semana em que as infeções subiram, mas as mortes continuaram a descer.
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 2.438,8 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu para 1,32, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
O Ministério da Saúde autorizou por motivos relacionados com a pandemia de covid-19 um reforço de verbas para o centro de contacto SNS24, prevendo para este ano um valor superior a 12,2 milhões de euros.
Portugal registou 38.734 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 17 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) exigiu hoje que os docentes do ensino superior sejam abrangidos pela dose de reforço de vacina contra a covid-19, conforme decorre para os outros níveis de escolaridade.
Cento e cinquenta e dois reclusos e 97 guardas prisionais são hoje alguns dos casos ativos de covid-19 no universo de cerca de 20 mil pessoas ligadas à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) disse hoje que está a receber declarações de exclusão de responsabilidade e alertou para as Unidades de Saúde Pública à beira do colapso.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse hoje que no primeiro período do presente ano letivo foram registados sete mil casos positivos de SARS-CoV-2 nas escolas, contra 16 mil em igual período do ano passado.
A lista de espera para cirurgia do hospital de Ponta Delgada, nos Açores, sofreu uma redução de 1.456 utentes entre dezembro de 2020 e o mesmo mês de 2021, segundo dados a que a Lusa teve hoje acesso.
Os futebolistas das Ligas profissionais portuguesas vão passar a ter como “obrigatoriedade mínima” a apresentação de um autoteste negativo à covid-19 realizado até 12 horas antes dos respetivos jogos e “devidamente validados pelos responsáveis clínicos dos clubes”.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que o país deve estar "orgulhoso" por ter atingido, "na maior crise do século", o valor mais alto da população empregada desde que há registo.
A Ordem dos Enfermeiros advertiu hoje que a impossibilidade de profissionais de saúde partilharem o apoio excecional aos filhos implica um corte de um terço do rendimento familiar, exigindo ao Governo medidas concretas para acabar com esta situação discriminatória.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje assumir "totalmente" as suas polémicas declarações de que queria chatear os franceses não vacinados contra a covid-19, condenando quem "tornou a liberdade em irresponsabilidade".
O número de infeções com covid-19 registadas em todo o mundo atingiu hoje 300 milhões, mas os cientistas acreditam que pode ser muito maior, devido à quantidade de casos que não são notificados.
Militares britânicos foram mobilizados hoje para hospitais em Londres que estão em sofrer com a escassez "excecional" de funcionários perante um aumento de casos covid-19 impulsionados pela variante Ómicron.
O Hospital de Braga bateu, em 2021, o seu recorde de cirurgias, atingindo as 42.873, uma performance conseguida com a ajuda da contratualização com entidades externas, disse hoje o presidente do Conselho de Administração.
A taxa de incidência de síndrome gripal (SG) baixou para de 13,3 por cada 100.000 habitantes, segundo o último boletim de vigilância da gripe do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), hoje divulgado.