A organização ambientalista ANP|WWF saudou hoje o fim da mineração em áreas protegidas em Portugal, ainda que lamentando que o parlamento tenha deixado “de fora” algumas das preocupações manifestadas.
A Madeira tem cerca de 2.000 dos 41.000 alunos da região confinados devido à pandemia da covid-19, o que “não justificava” adiar o início do segundo período escolar, disse hoje o secretário da Educação do arquipélago.
Durante o primeiro confinamento provocado pela covid-19, em 2020, o consumo de substâncias para melhorar o desempenho e a imagem pessoal aumentou em Portugal, revela um estudo que envolveu investigadores da Universidade do Porto (FMUP).
A dose de reforço já foi integrada nos certificados de vacinação, que passam a ter nove meses de validade, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que envolveu 929 pessoas, concluiu que a maioria dos participantes com sintomas de depressão e ansiedade relacionou o seu agravamento com a pandemia da covid-19.
A Direção-Geral da Saúde atualizou a norma relativa à campanha de vacinação contra a covid-19, que integra as vacinas em idade pediátrica mas exclui, por enquanto, as crianças das doses de reforço.
Mais de 13,7 milhões de certificados digitais já foram emitidos em Portugal, a grande maioria a atestar a vacinação contra a covid-19, avançaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Quase 200.000 migrantes ilegais chegaram à União Europeia (UE) no último ano, o número mais alto desde 2017, anunciou hoje a agência europeia de controlo de fronteiras Frontex, acrescentando que o fluxo migratório clandestino voltou aos níveis pré-pandemia.
A Madeira registou hoje 1.889 casos de covid-19, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 8.926, com 94 doentes internados.
A ministra da Saúde afirmou hoje que os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo, a região com maior pressão devido à pandemia, têm equilibrado a atividade programada com a resposta aos doentes de covid-19.
A intervenção cirúrgica a que Jerónimo de Sousa vai ser submetido costuma ser simples e com um pós-operatório benigno de três ou quatro dias, disse hoje à agência Lusa o cirurgião vascular Manuel Fonseca.
A testagem de despiste do SARS-CoV-2 nas escolas dos Açores vai arrancar na próxima quinta-feira, podendo abranger cerca de 11.500 alunos dos 1.º e 2.º ciclos, nas ilhas Terceira e São Miguel, revelou hoje o executivo regional.
Mais de 94 mil pessoas receberam na segunda-feira as vacinas contra a covid-19 e a gripe, das quais 81.109 foram imunizadas com a dose de reforço contra o novo coronavírus, foi hoje divulgado.
Portugal tem atualmente seis focos de infeção pela gripe das aves, após o vírus ter sido hoje confirmado em patos selvagens em Vila Nova da Barquinha (Santarém) e numa gaivota no Baleal (Peniche), disse à Lusa fonte da DGAV.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, suspendeu as visitas aos doentes internados, exceto nos serviços de pediatria e obstetrícia, face à evolução pandémica da covid-19, segundo fonte oficial.
As corporações de bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere eliminaram, no ano passado, 429 ninhos de vespa asiática, mais 75% do que em 2020, informou hoje a Câmara de Baião.
A Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT), nos Açores, vai reduzir a atividade assistencial, “nos próximos dias”, devido à evolução da pandemia de covid-19, anunciou hoje a administração.
A variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 é responsável por 93,2% das infeções em Portugal, em consequência de um “crescimento galopante” em dezembro, que foi mais acelerado em Lisboa e Vale do Tejo, estimou hoje o INSA.
As grávidas têm mais probabilidade de sofrerem de formas graves de covid-19 que as restantes mulheres, revelou hoje a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), apelando para a sua vacinação “o mais rapidamente possível”.
O Presidente da República condecorou hoje os atletas olímpicos Pedro Pichardo e Jorge Fonseca e os paralímpicos Miguel Monteiro e Norberto Mourão no Palácio de Belém, onde o presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino, também foi agraciado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera num relatório hoje divulgado a necessidade de vacinas que previnam melhor a infeção e a transmissão do coronavírus que causa a covid-19, quando circula a variante Ómicron, mais contagiosa.
A primeira clínica de hemodiálise de Amarante iniciou esta semana a atividade no espaço das consultas externas do antigo hospital de São Gonçalo, propriedade da Misericórdia da cidade, com capacidade para 20 postos de tratamento, segundo os responsáveis.
A Segurança Social identificou mais de mil lares ilegais nos últimos dois anos, tendo notificado 186 estruturas para encerrar e fechado coercivamente outras 48, uma média de dois lares ilegais fechados por mês desde 2020.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) suspendeu a partir de hoje as visitas aos doentes internados nos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, como medida temporária e preventiva face à evolução epidemiológica da covid-19.