O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, manifestou hoje disponibilidade para reunir com os autarcas do Nordeste Transmontano e discutir a reivindicada mudança da gestão da água nesta região.
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai inaugurar, na sexta-feira, uma nova Unidade do Serviço de Medicina Intensiva, espaço que recebeu um aumento de oito para 20 camas.
Portugal registou um excesso de mortalidade entre 07 e 18 de julho correspondente a 1.063 mortes, atribuídas às temperaturas extremas que se verificaram no continente nos últimos dias, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) defendeu que é preciso divulgar a importância do transplante de órgãos e apelar à doação em vida, alertando que a falta de recursos humanos na saúde pode condicionar esta atividade.
O PAN/Açores entregou no parlamento açoriano uma iniciativa legislativa que visa alterar a nomeação de cargos de funções diretivas na carreira médica, para atenuar conflitos gerados pela acumulação de funções públicas e privadas, foi hoje anunciado.
Os funcionários do Algarve Biomedical Centre (ABC) realizam um protesto na quarta-feira para mostrar a sua preocupação pela “situação gravíssima que vive o consórcio”, que pode comprometer o seu futuro, segundo um comunicado hoje divulgado.
O presidente do Instituto Ricardo Jorge defendeu hoje que se deve evitar falar de excesso de mortalidade comparado apenas números e alertou que é impossível fazer uma análise séria e cientificamente consistente em dois ou três meses.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) associaram-se para sensibilizar a população portuguesa para os cuidados a ter nas praias com a campanha “Juntos Por Um Verão Mais Seguro”.
A organização Amnistia Internacional alertou hoje para a ameaça “sem precedentes e crescente” que o direito de protestar enfrenta em todo o mundo, anunciando o lançamento de uma campanha global para defender “esse direito fundamental”.
O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), com sede em Santa Maria da Feira, operou no primeiro semestre de 2022 “mais de 10.000 doentes”, o que a respetiva administração classificou hoje como um recorde nessa estrutura.
A associação Acreditar lamentou hoje que a Estratégia para as Doenças Oncológicas, que está em consulta pública este mês, não contemple a oncologia pediátrica, considerada uma prioridade no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro.
O Simplex 2022, hoje anunciado, conta com 48 medidas, entre as quais a pensão social 'online', os cuidados de saúde primários sempre em linha e o Balcão Migrante, com prazo de conclusão previsto para o final deste ano.
O Simplex 2022 tem 48 medidas, entre elas os Exames de Saúde Digitalizados, disse hoje o secretário de Estado da Digitalização à Lusa, sublinhando que o objetivo "não é só simplificar", mas dizer "sim" às pessoas e empresas.
O médico neurologista José Castro Lopes, fundador e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) desde a sua fundação em 2005, morreu hoje aos 88 anos de idade, anunciou o organismo em comunicado.
Um estudo desenvolvido por investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, concluiu que a alimentação produz impactos na fertilidade masculina que podem ser transmitidos e herdados por duas gerações, foi hoje revelado.
A Câmara Municipal de Loures alertou hoje o Governo para as dificuldades em atrair médicos para o concelho e pediu maior celeridade no processo de transição das Unidades de Saúde Familiar (USF) do modelo A para o B.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) recorre ao exemplo de Portugal para prever que países da Europa podem assistir a um aumento de casos de covid-19 devido às linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron.
A Tanzânia anunciou hoje que identificou uma misteriosa doença que causou a morte de três pessoas no sudeste do país como leptospirose, uma doença bacteriana transportada por roedores e normalmente benigna para os humanos.
O presidente do PSD, Luís Montenegro exortou hoje o Governo a “deixar o complexo ideológico como marca da sua política de saúde”, sublinhando que isso está a prejudicar os portugueses e a criar “uma grande desigualdade social” no país.
O Chega entregou hoje um projeto de lei que visa “flexibilizar o regime jurídico das parcerias público-privadas” na saúde em caso de "necessidade fundamentada”, considerando que o atual estado do Serviço Nacional de Saúde o justifica.
O presidente do Instituto Português de Oncologia de Lisboa sublinhou hoje o esforço dos profissionais da instituição para conseguir aumentar nos primeiros cinco meses do ano os indicadores na prestação de cuidados, mas lembrou que há um limite.
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) vai realizar uma campanha para a doação de sangue, antes do período de férias, lembrando que diariamente são necessárias entre 900 a 1.000 unidades de sangue.
O presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa considerou hoje que a autonomia dos hospitais para contratação não resolve a falta de competitividade dos salários no serviço público, lembrando que a questão não é exclusiva de Portugal.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de permitir deliberadamente a degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sabendo que “o resultado da sua inércia seria desastroso”, de forma a favorecer os grupos privados do setor.