SAÚDE QUE SE VÊ

Mali: Situação humanitária agravou-se e 32% da população precisa de ajuda - ONG

Lusa
02-02-2024 20:19h

As condições humanitárias estão a piorar no Mali, com a chegada esta semana de mais de 4.000 pessoas deslocadas internamente, na região de Menaka, no norte do país, alertou hoje a organização não-governamental Comité Internacional de Resgate.

"7,1 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 32% da população, necessitam de assistência humanitária no Mali. Só na região de Menaka, foram registadas 4.690 novas pessoas deslocadas internamente", declarou o Comité Internacional de Resgate (IRC, na sigla em inglês) num comunicado em que apela ao acesso "urgente" das populações à ajuda humanitária.

A nota especifica que, para além do afluxo maciço de pessoas deslocadas, Menaka sofre, desde dezembro de 2023, de um problema de acesso a produtos alimentares de base, com os mercados a ficarem secos e a quase ausência de voos que transportem medicamentos e alimentos para aquela região.

O IRC descreve a situação em Menaka como "um desastre" e apelou a uma ação humanitária "rápida" para apoiar a população local.

"Dada a situação atual em Menaka, as populações precisam de tudo, a começar pelas necessidades humanitárias mais básicas, como água, alimentos, abrigo, saneamento adequado, mas, devido à particularidade da situação, os riscos de proteção das mulheres e das crianças preocupam-nos muito", afirmou o diretor do IRC, Matias Meier, citado no comunicado.

MAIS NOTÍCIAS