O Observatório de Violência Obstétrica (OVO) deu hoje um “voto de desconfiança” à Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos, tendo criticado a sua composição.
As urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, solicitaram o desvio de doentes não críticos fora da área de influência daquela unidade hospitalar para outros hospitais por sobrelotação do serviço.
As pessoas com deficiência têm um risco mais elevado de morte prematura, de até 20 anos em relação à média da população, devido a dificuldades de acesso à saúde, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Cerca de 6,6 milhões de pessoas do Sudão do Sul, mais de metade da população, sofrem níveis graves de fome, e muitas consomem folhas para sobreviver, alertou a Oxfam International, uma organização não-governamental.
Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da covid-19, no Hospital D. Estefânia, eram previamente saudáveis, revela um estudo hoje divulgado na revista Ata Médica.
A Ordem dos Enfermeiros dos Açores defendeu hoje a adaptação à região de legislação nacional que permitiria que os enfermeiros do arquipélago "não perdessem pontos das avaliações nos casos em que tenham ocorrido transferências" entre instituições.
As agências humanitárias ainda não conseguem aceder à província etíope de Tigray, apesar do acordo de paz assinado há um mês, lamentou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Utentes do Cadaval concentram-se, no sábado de manhã, em vigília junto ao centro de saúde da vila, em protesto contra a falta de médicos de família e a dificuldade de marcar consultas naquele concelho do distrito de Lisboa.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, decidiu criar uma consulta farmacêutica dedicada aos utentes oncológicos seguidos em ambulatório com o objetivo de ajudar os doentes a gerir as tomas de medicamentos, explicou hoje o responsável.
A direção clínica e o conselho de administração do hospital de Ponta Delgada, nos Açores, afirmaram hoje que "a segurança dos doentes está garantida" e que as escalas de urgência "estão asseguradas até 07 de dezembro".
A presidente da administração do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, apresentou hoje o pedido de demissão, que foi aceite pelo presidente do Governo dos Açores, informou o executivo do arquipélago.
A responsável nos Açores pelo Sindicato dos Médicos do Sul reconheceu hoje que acabou por "mentir" em relação às escalas do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) estarem preenchidas, induzida em erro pelo presidente do Governo dos Açores.
Vinte e um dos 25 diretores dos serviços do Hospital de Ponta Delgada demitiram-se hoje, disse à Lusa o médico Emanuel Dias, considerando que o presidente do Governo Regional foi “enganado” pela administração sobre as escalas.
Os Açores registaram, na última semana, 63 novos casos de covid-19 e 97 recuperações, tendo atualmente 113 casos ativos, menos 34 do que na semana anterior, informou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
O PS/Açores responsabilizou hoje o vice-presidente do Governo Regional, o presidente do executivo e o secretário da Saúde pelo "caos" que diz estar instalado no Serviço Regional de Saúde, acusando-os de "incapacidade" para "resolver atempadamente" a situação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de mais projetos educativos de prevenção da violência contra crianças na Internet, num relatório divulgado hoje sobre estratégias para criar um ambiente online mais seguro para os jovens.
O Atlas de Estatísticas da Saúde Africana 2022 indica que o combate à mortalidade materno infantil no continente teve avanços reduzidos comparativamente com a última década e pede mais ações.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Estrela do Dão está a partir de hoje com alargamento de horário até às 20:00, anunciou a Câmara Municipal de Nelas, que disponibilizou dois recursos humanos para concretizar esta ambição.
A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou os grupos Affidea, Lifefocus e o GS24 (Grupo Lifeplus) de formarem um cartel para concertarem preços e participações em concursos públicos de serviços de telerradiologia a hospitais portugueses.
O Governo timorense aprovou hoje a criação de uma unidade para combater o nanismo, problema que afeta quase metade das crianças em Timor-Leste, numa medida para melhorar a nutrição no país.
O Bloco de Esquerda (BE) exigiu hoje a entrega imediata à Assembleia da República do documento técnico elaborado pela Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Parto.
A Comissão de Utentes de Saúde de Algueirão-Mem Martins (CUSAMM), concelho de Sintra, concentram-se na sexta-feira no centro de saúde local para exigir a contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos, foi hoje anunciado.
A Associação Médica de Moçambique (AMM) anunciou hoje que vai entrar em greve nacional por 21 dias, a partir de segunda-feira, devido ao incumprimento das suas reivindicações na aplicação da nova Tabela Salarial Única (TSU).
Os médicos internos preencheram as 39 vagas da área de especialização disponibilizadas à Madeira, informou hoje o Instituto da Administração da Saúde da Região (IASAUDE).