O conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que agrega três hospitais no distrito de Santarém, destituiu o diretor do serviço de Cardiologia por “incapacidade” em assegurar um nível satisfatório nas escalas, foi hoje anunciado.
O presidente da Câmara de Castelo Branco considerou hoje “completamente descabida” a possibilidade do encerramento da urgência da maternidade do Hospital Amato Lusitano (HAL) e estranhou que se faça essa proposta sem ouvir os interlocutores locais.
O protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” permitiu operar às cataratas 90 munícipes deste concelho do distrito da Guarda, desde que o programa entrou em vigor, há “menos de um ano”.
As autoridades de saúde da Madeira registaram, em setembro, 1.693 casos confirmados de infeção por SARS-Cov-2, cinco mortes associadas à doença e 18 internamentos, foi hoje divulgado.
O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários alertou hoje que Portugal já registou mais de 30 focos de gripe aviária de alta patogenicidade desde o ano passado e sublinhou o "papel primordial" destes profissionais na defesa da saúde pública.
A bastonária dos Nutricionistas lamentou hoje que o Orçamento do Estado para 2023 seja omisso no que se refere à nutrição, lembrando que a pandemia, a guerra e a inflação agravaram a pressão nos cuidados nutricionais.
A União Europeia (UE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram hoje para o aumento dos casos de covid-19, que sugerem ter começado uma nova vaga de infeções, e apelam para o reforço da vacinação.
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) defendeu hoje que é preciso rever o preço dos medicamentos genéricos, avisando que “achatar demais” os preços pode ter consequências na disponibilidade dos fármacos no mercado.
O continente africano deve planear eficazmente e sem ajuda internacional uma resposta eficaz aos surtos de doenças, pois durante as pandemias África está “por sua conta”, defendeu hoje um responsável internacional de saúde pública.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas defendeu hoje que a chamada lei das ordens pode pôr em causa a representatividade dos doentes e defendeu que parte do imposto das bebidas açucaradas devia reverter para a saúde oral.
O Uganda registou a primeira morte por Ébola na capital, Kampala, desde o início da epidemia declarada no país em 20 de setembro, anunciaram as autoridades sanitárias ugandesas, citadas hoje pela comunicação social local.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, alertou hoje os deputados da Assembleia da República para a importância de classificar como crime público a agressão contra profissional de saúde.
Um total de 32 habitantes do concelho de Mêda, no distrito da Guarda, já fizeram operações às cataratas no âmbito da medida “Dar Visão ao Interior”, informou a Câmara Municipal.
A 12.ª edição da caminhada “Pequenos passos, grandes gestos”, integrada na iniciativa “Outubro Rosa”, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, decorre no sábado, em Leiria.
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vai investigar se a criopreservação de espermatozoides humanos afeta a estabilidade do genoma, foi hoje divulgado.
Adultos nascidos na década de 1990 são, em média, mais altos do que os progenitores, e o maior crescimento foi registado em famílias com historial socioeconómico desfavorável, conclui um estudo a que a Lusa teve hoje acesso.
A vice-presidente da Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia alertou hoje para a necessidade maior flexibilidade das empresas para ajudar a integrar o doente com cancro de mama metastático, muitas vezes tratado como doença crónica.
O número de dentistas quase duplicou desde 2010, apesar do “aumento significativo” de profissionais que deixaram de exercer em Portugal, optando por trabalhar em países como França ou Reino Unido, revelam dados da Ordem dos Médicos Dentistas hoje divulgados.
A vacinação em larga escala a maiores de 12 anos nos Estados Unidos, com a dose de reforço adaptada à variante da covid-19 Ómicron, pode salvar 90 mil vidas até final de 2022, referiu esta terça-feira a Casa Branca.
As farmácias da Finlândia esgotaram em poucas horas as suas existências em pastilhas de iodo, depois de o governo ter pedido hoje de manhã para que a população as comprasse como prevenção de risco de radiação nuclear.
Os sindicatos dos enfermeiros defenderam hoje medidas para reter estes profissionais no Serviço Nacional de Saúde, alertando que não haverá enfermeiros que cheguem nos próximo anos para responder às necessidades de uma população cada vez mais envelhecida.
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou hoje para um surto de cólera no Maláui que, até domingo, provocou 117 mortos e quadruplicou o número de casos nos últimos dois meses, para 4.200.
O vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denunciou hoje no parlamento que a maior parte dos diretores de serviço nos hospitais “pura e simplesmente” não cumpre os horários, defendendo a dedicação exclusiva para estes cargos.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) não garantiu o direito a quatro utentes de acederem a cuidados de saúde e registou a religião professada por estes nos processos clínicos, situação que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou excessiva.