O Governo da República Democrática do Congo (RDCongo) anunciou hoje o fim do mais recente surto de Ébola no país, mas alertou para o risco de novas infeções devido ao recente aparecimento de outro surto no Uganda.
O Governo determinou, a partir de 01 de outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, “até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas”.
Portugal atravessa uma seca “impressionante” e precisa de melhorar a eficiência do uso da água, nomeadamente no setor da agricultura, alertou hoje o relator especial para os Direitos Humanos e o Meio Ambiente das Nações Unidas (ONU).
Enfermeiros do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) manifestaram-se hoje, em Vila Real, para exigir o “pagamento justo” e a “devida contabilização” das horas extraordinárias por parte do conselho de administração.
A fiscalização da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) aos fundamentos das declarações de exclusão de responsabilidade apresentadas por profissionais de saúde no Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, no distrito de Setúbal, vai decorrer até meados de novembro.
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que os hospitais periféricos precisam de ter condições para fixar profissionais de saúde numa “carreira atrativa” ao longo dos anos e que “compensem” o afastamento “das grandes metrópoles”.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou hoje a realização de buscas em diversas instalações, no âmbito de uma investigação relacionada com irregularidades na gestão de pessoal, adiantando que não foram constituídos quaisquer arguidos.
O PCP requereu hoje a audição urgente no parlamento do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, da Federação Nacional dos Médicos e da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras sobre o encerramento de maternidades que tem ocorrido nos últimos meses.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que deveria ter sido o ministro da Saúde a afirmar publicamente a possível existência de um conflito de interesses por ser casado com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
Mais de 42 mil alunos entre os 12 e os 15 anos vão participar num programa de promoção de bem-estar mental nas escolas que arranca este ano letivo, revelou a organização do projeto.
A experiência sensorial “Vi(r)ver a doença mental” vai estar patente de 10 a 21 de outubro na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), numa iniciativa da associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico (FARPA).
A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou uma moção, por unanimidade, através da qual reivindica a colocação de um médico de família na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP), onde 30% dos utentes não têm clínico atribuído.
O Centro de Saúde de Trancoso vai realizar, no dia 10 de outubro, a iniciativa Yoga do Riso, que assinala o Dia Mundial da Saúde Mental.
O município de Gouveia aprovou a 5.ª Campanha do Programa Municipal de Incentivo à Esterilização de Animais de Companhia (cães e gatos), que irá decorrer até 30 de novembro.
Os trabalhadores da saúde na cidade ugandesa de Mubende, o epicentro do surto de Ébola declarado na semana passada, entraram em greve após denunciarem condições de trabalho inseguras e a falta de equipamento adequado para tratar os doentes.
O ministro da Saúde afirmou hoje que não há conflito de interesses por ser casado com a atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas, dizendo que a tutela daquele organismo está delegada à secretária de Estado da Promoção da Saúde.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, mostrou hoje, durante as comemorações do Dia do Farmacêutico, em Sintra, disponibilidade para retomar negociações com a Ordem dos Farmacêuticos (OF) sobre alterações na legislação da carreira farmacêutica.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou hoje a falta de consumíveis nos centros de saúde, que já obrigou os médicos de família à “utilização de papel trazido de casa” para receitas e requisição de exames.
A Segurança Social registou um excedente de 2.461,4 milhões de euros até agosto, que compara com um saldo de 49,5 milhões de euros no período homólogo, mostra a síntese de execução orçamental divulgada hoje pela DGO.
A resposta à covid-19 custou 2.835,2 milhões de euros até agosto, devido à perda de receita em 464,5 milhões de euros e ao aumento da despesa em 2.370,7 milhões, avançou hoje a DGO.
A aplicação Stayaway Covid, lançada em setembro de 2020 para rastrear casos positivos de infeção pelo coronavirus SARS-CoV-2, deixou de estar operacional e é sugerido aos utilizadores a sua desinstalação dos telemóveis.
Os serviços de internamento do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro vão beneficiar de uma melhoria do conforto térmico, ao abrigo de uma intervenção do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que o novo Hospital Central do Alentejo, que está em construção em Évora, representa “uma oportunidade para reorganizar” a medicina e a prestação de cuidados à população da região.
O ministro da Administração Interna afirmou hoje que está disponível para dialogar com a Liga dos Bombeiros Portugueses quanto à integração destes operacionais na nova estrutura da proteção civil, mas remeteu a discussão para "tempos oportunos".