Cinquenta e seis antigos e atuais diretores de serviços de urgência do país subscreveram um manifesto a defender a criação da especialidade de Medicina de Urgência, que consideram indispensável face às “enormes insuficiências” da rede hospitalar.
Algumas dezenas de pessoas concentraram-se hoje junto ao hospital de Évora, numa iniciativa do PCP, para exigir a contratação de profissionais de saúde para o distrito e em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde (AJPAS) vai realizar várias ações de rastreio a doenças sexualmente transmissíveis e à tuberculose no concelho da Amadora, distrito de Lisboa, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos Ana Paula Martins é a nova presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra o hospital de Santa Maria, substituindo Daniel Ferro, que estava no cargo desde 2019, anunciou o Governo.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, renovou o pedido de encaminhamento de doentes não críticos fora da sua área de influência para outros hospitais, até as 20:00 de hoje, por sobrelotação das urgências, anunciou aquela unidade hospitalar.
O Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve realiza no dia 13 uma vigília em frente à Câmara de Loulé contra um concurso público que obriga doentes da região a deslocarem-se a Espanha para receberem tratamento de radiocirurgia.
A freguesia da Moita, no concelho da Marinha Grande, vai receber um Balcão SNS24, resultado de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde do Centro, Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Câmara e Junta.
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria recebe o II Congresso Internacional sobre os "Novos desafios dos direitos Humanos", na quarta-feira, entre as 10:00 e as 19:00.
A linha SNS24 atendeu em novembro 194 mil chamadas, mais 20 mil do que em outubro, que resultaram no encaminhamento de 56 mil pessoas para os serviços de urgência, segundo dados divulgados hoje à agência Lusa.
Mais de 22.000 aves marinhas, a maioria pelicanos, morreram de gripe aviária no Peru, adiantaram hoje as autoridades peruanas.
A Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, vai ser encerrada às 09:00 de terça-feira, devido à falta de médicos, e só deverá reabrir às 09:00 de segunda-feira da próxima semana, dia 12, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.
As autoridades venezuelanas decretaram o alerta sanitário em cinco dos 24 estados da Venezuela onde foi detetada a presença do vírus da gripe aviária, do tipo A subtipo H5, altamente patogénica, em pelicanos silvestres.
O presidente do PSD afirmou hoje que defende um referendo sobre a eutanásia “há quase dez anos”, antes de existir o partido Chega, e rejeitou o que classificou de “argumentos pueris” do PS.
O secretário da Saúde do Governo dos Açores disse hoje que os profissionais do hospital de Ponta Delgada já demonstraram disponibilidade para assegurar a escala de dezembro, à exceção do serviço de nefrologia.
O hospital de Almada reativou na tarde hoje o pedido de encaminhamento, para outros hospitais, de doentes não críticos fora da sua área de influência, a vigorar até às 08:00 de terça-feira, por sobrelotação das urgências.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) atualizou o plano de contingência de saúde sazonal, relativa ao outono/inverno 2022-23, que inclui o reforço da articulação com os cuidados de saúde primários, foi hoje anunciado.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje que o INEM tenha anunciado o reforço de meios de emergência para os próximos meses com ambulâncias das corporações de bombeiros que já eram mobilizadas para o socorro pré-hospitalar.
O presidente da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) afirmou hoje ser possível, ainda este ano, aumentar para 90% a cobertura da população por estas unidades, defendendo que esta medida ajudaria a resolver o “problema crónico” das urgências.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje ter recebido esta semana um dispositivo de ‘Edge Computing’, que lhe permitirá dar os primeiros passos para a condução da investigação científica com os registos clínicos de forma segura e sem partilha de dados”.
A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, criticou hoje a proposta para realização de um referendo sobre a despenalização da morte medicamente assistida e considerou que “não faz qualquer sentido” abrir um “precedente perigoso”.
O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) registou na última semana uma média diária de 738 episódios de urgência, sendo que na geral e pediátrica 56% das situações eram pouco urgentes ou não urgentes, anunciou hoje a unidade.
O projeto de resolução do PSD de referendo sobre a despenalização da eutanásia, hoje revelado, defende a consulta popular por considerar que está em causa “uma questão de relevante interesse nacional” que implica “um caminho de não retorno”.
O líder parlamentar do PS acusou hoje o PSD de ser seguidista em relação à agenda da extrema-direita ao propor um referendo sobre eutanásia e considerou que Luís Montenegro desautorizou a bancada social-democrata sobre esta matéria.
A afluência à Urgência Pediátrica do Hospital Distrital de Santarém (HDS) registou, em novembro, um aumento de quase 50%, comparativamente aos meses anteriores, e quatro vezes superior à do mês homólogo de 2021.