A OCDE quer que Portugal aumente o investimento e remunerações no Serviço Nacional de Saúde (SNS), recomendando orçamentos plurianuais e que a aposta na rede de prestadores de cuidados primários seja uma prioridade crescente, foi hoje divulgado.
O Ministério da Saúde manifestou-se hoje surpreendido com a demissão do coordenador da Comissão para a Reforma da Saúde Pública, alegando que os motivos invocados por Mário Jorge Neves “só podem resultar de um equívoco”.
Os polacos que exigem a liberalização da lei do aborto protestaram hoje em Varsóvia e noutras cidades polacas, depois de uma grávida de cinco meses morrer de septicemia, a morte mais recente desde o endurecimento da lei do aborto na Polónia.
O Papa Francisco continuou hoje a sua convalescença no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar de uma hérnia resultante de uma cirurgia efetuada em 2021, tendo passado a tarde trabalhar, informou o Vaticano.
Investigadores brasileiros descobriram que uma planta nativa e comum no Brasil é fonte de canabidiol, princípio ativo extraído da marijuana e usado em vários medicamentos, mas não contém THC, o elemento que torna a ‘cannabis sativa’ alucinogénica.
O Ministério da Saúde cabo-verdiano vai continuar a investigação à morte de bebés no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, disse hoje fonte oficial, após o Presidente da República ter pedido um relatório independente ao caso.
O Chega requereu a audição no parlamento do coordenador da Comissão para a Reforma da Saúde Pública, que se demitiu por discordar da nova lei-quadro das ordens profissionais e do novo estatuto da Ordem dos Médicos.
O PSD acusou hoje os eleitos da CDU e do PS na Câmara de Setúbal de inviabilizarem uma proposta para “corrigir ineficiências” na constituição de uma Unidade Local de Saúde (ULS) e melhorar os cuidados de saúde à população.
Uma dádiva de sangue pode salvar três vidas, alerta a campanha de sensibilização hoje lançada e que estará nas plataformas digitais durante a Jornada Mundial da Juventude, com o objetivo de captar a atenção da população mais jovem.
A Ordem dos Farmacêuticos espera que o Governo altere a proposta de estatutos enviada na semana passada e que, entre outras matérias, admite que não farmacêuticos possam realizar atos até agora apenas reservados àqueles profissionais.
O PCP/Açores considerou hoje que o acesso pela população da ilha do Pico aos cuidados de saúde “está cada vez mais difícil”, piorando ”de mês para mês”, não se vislumbrando soluções.
A Assembleia Legislativa da Madeira defende a adaptação da lei do tabaco às especificidades das regiões autónomas, para evitar a discriminação regional e o desenvolvimento do comércio ilegítimo.
O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto, vai promover, no sábado, na Ala Pediátrica deste hospital, a atividade “Somos Valentes!”, uma ação formativa de suporte básico de vida dirigida a crianças.
A bastonária dos enfermeiros lamentou hoje que a proposta do Governo para os novos estatutos da ordem mantenha as “questões de fundo” que merecem discordância e criticou o “prazo muito curto” para análise do documento.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apelou hoje a que, em caso de doença aguda, se recorra à Linha Saúde 24, insistindo que esta deverá ser sempre a porta de entrada no serviço público de saúde.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, estimou hoje que na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde há convenções com privados para blocos de partos, haja menos de um parto por dia.
O Papa Francisco continua a melhorar da cirurgia abdominal a que foi submetido no Hospital Gemelli, em Roma, e terá alta do centro hospitalar nos próximos dias, confirmou hoje o Vaticano.
O Governo autorizou hoje uma despesa de cerca de 19,7 milhões de euros para aquisição de vacinas contra a gripe, no âmbito da época gripal 2023/2024, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O coordenador da Comissão para a Reforma da Saúde Pública demitiu-se por discordar da nova lei-quadro das ordens profissionais e do novo estatuto da Ordem dos Médicos, que classifica de “ofensiva liquidacionista” do Governo contra os médicos.
A investigadora Ana Macedo advertiu hoje que as pessoas de minorias sexuais e de género têm condições de saúde piores do que a população em geral devido a fatores como o medo ou a discriminação, que dificultam o acesso aos cuidados de saúde.
Temas atuais de Saúde Pública vão estar em debate durante dois dias, em Lisboa, num congresso que reúne antigos ministros da saúde, investigadores e especialistas e que visa, entre outros objetivos, preparar planos para futuros desafios nesta área.
A Universidade de Coimbra (UC) vai exibir, de 28 de junho a 02 de julho, uma peça de teatro original sobre algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a previsão de crises epiléticas.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto tem vindo a registar, desde 2021, uma “tendência preocupante de diminuição” de dádivas de sangue e receia que os “constrangimentos” piorem na fase de férias, pelo que apela à doação.
A criação de um observatório para monitorizar tendências e avaliar os impactos dos programas de intervenção e de uma plataforma para divulgar boas práticas são duas das sugestões do Plano Nacional de Literacia em Saúde, que será hoje apresentado.