Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revela que a que maioria dos diabéticos deposita agulhas e lancetas no lixo comum indiferenciado, uma prática “incorreta” que “representa um problema de saúde pública”.
O direito à manifestação pacífica, a liberdade de expressão e o acesso à alimentação e água são as maiores preocupações para 2023 do diretor executivo da organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional Portugal.
Os direitos humanos enfrentam atualmente “desafios sem precedentes” e é altura de agir, defende o secretário-geral da ONU, António Guterres, a propósito do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se assinala no sábado.
Três organizações ambientalistas, de Portugal, Espanha e Alemanha, alertaram hoje que a construção de um gasoduto que ligue Portugal ao resto da Europa é desnecessário e entra em conflito com as políticas de descarbonização da União Europeia (UE)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a resistência bacteriana a antibióticos está entre as 10 principais ameaças à saúde pública global, salientando a “grande preocupação” das infeções sanguíneas em contextos hospitalares.
Mais de 6.300 crianças e jovens estavam no sistema de acolhimento em 2021, quase menos 5% do que em 2020, a maioria em instituições e apenas 3,5% em famílias de acolhimento, segundo dados do Instituto de Segurança Social.
O texto sobre a despenalização da morte medicamente assistida é hoje apreciado em votação final global no parlamento, um tema que atravessou três legislaturas e já contou com dois vetos presidenciais.
A Ordem dos Médicos manifestou hoje o seu profundo e sentido pesar pelo falecimento do Professor Fernando de Pádua, destacando que, além de um "prestigiado médico", foi um "ser humano notável e distinto".
A Associação Médica de Moçambique (AMM) denunciou hoje que vários profissionais de saúde estão a receber “ameaças” de superiores, que visam “bloquear” a adesão à greve nacional de médicos de 21 dias, iniciada na segunda-feira.
O Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, está com constrangimentos no atendimento de doentes na Urgência de Cirurgia Geral, desde o meio-dia de hoje, de acordo com as informações transmitidas às corporações de bombeiros da região.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do cardiologista Fernando de Pádua, realçando o seu papel na promoção da literacia em saúde.
O debate sobre a despenalização da morte medicamente assistida iniciou-se no parlamento em 2016 e desde então teve avanços e recuos, num processo que já contou com dois vetos e que o parlamento deverá 'fechar' na sexta-feira.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, lamentou hoje a morte de Fernando de Pádua, destacando o percurso “singular e notável” do “professor do coração”, assim como o seu papel “pioneiro” na prática da prevenção e educação para a saúde.
O Hospital de São Bernardo, em Setúbal, que tem a Unidade de Urgência Pediátrica encerrada até à próxima segunda-feira por falta de médicos, também está com constrangimentos na Obstetrícia e na Ortopedia, hoje e na sexta-feira.
O cardiologista Fernando de Pádua, conhecido como “o médico do coração” e das lutas que encetou contra o tabagismo e o abuso do sal, morreu hoje, aos 95 anos de idade, anunciou a Fundação com o seu nome.
A coordenadora do BE apresentou hoje um conjunto de medidas para responder aos “picos nas urgências", em que constam a criação de um "serviço de urgência básico” nos hospitais e a majoração de todas as horas extraordinárias no SNS.
O Governo de Macau anunciou hoje o alívio gradual das medidas de prevenção da covid-19 a partir de segunda-feira, com a adoção, pela primeira vez desde março de 2020, de quarentena domiciliária.
Dois pisos inferiores do edifício 1 do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, sofreram inundações na quarta-feira à noite devido às fortes chuvadas e à queda de um teto falso, obrigando a medidas alternativas naquele hospital.
Um milhão de chineses poderão morrer por covid-19, durante os próximos meses de inverno, à medida que a China põe fim à política de ‘zero casos’, segundo um modelo elaborado pela consultora Wigram Capital Advisors.
Quase 200 centros de saúde estão hoje a funcionar em horário alargado, como alternativa à procura dos serviços de urgência dos hospitais para situações não urgentes, informa o Ministério da Saúde.
A revisão do código penal da Indonésia, que criminaliza e pune o adultério e as relações sexuais fora do casamento, viola "com gravidade" leis internacionais dos direitos humanos, acusou hoje a Human Rights Watch (HRW).
O Presidente da República manifestou hoje a intenção de visitar em breve os serviços de urgência dos hospitais para observar "a evolução dos acontecimentos" num momento que têm sido registados cada vez mais constrangimentos no país.
O PSD formalizou hoje o recurso contra a decisão do presidente do parlamento de não admitir o seu projeto de referendo sobre a eutanásia, recorrendo ao mesmo acórdão do Tribunal Constitucional usado por Santos Silva para fundamentar a recusa.
O presidente da Assembleia da República recorreu hoje a um acórdão do Tribunal Constitucional de 2005 para considerar que o projeto do PSD que pedia um referendo sobre a despenalização da eutanásia “contraria de forma insanável” a Constituição.