Cerca de meia de centena de técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) estiveram hoje reunidos junto ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, pedindo a regularização da carreira e denunciando “graves prejuízos para os trabalhadores”.
A Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica defendeu hoje que a Lei da Saúde Mental deve prever uma comissão de ética para casos de internamento compulsivo, para definir o limite das intervenções e sistematizar critérios de risco.
A Organização das Nações Unidas (ONU) pede resposta urgente para travar a “subida exponencial” de surtos de cólera em África, incluindo em Moçambique, com 26 mil infetados e 660 mortes registados até 29 de janeiro em 10 países africanos".
Dois trabalhadores ficaram hoje feridos com gravidade num acidente de trabalho ocorrido nas obras do novo Hospital Central do Alentejo, que está em construção em Évora, revelou uma fonte da Proteção Civil.
Dezenas de enfermeiros do Hospital de São Bernardo concentraram-se hoje à entrada daquela unidade de saúde do Centro Hospitalar de Setúbal para exigirem o cumprimento da lei na contagem do tempo de serviço e pagamento de horas em dívida.
O diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, classificou hoje os terramotos que abalaram a Turquia e a Síria na semana passada como o maior desastre natural no continente europeu no último século.
A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) manifestou-se hoje preocupada pelo atraso na abertura do centro de procriação medicamente assistida no Algarve, considerando “inadmissível” que os utentes tenham de percorrer centenas de quilómetros para terem acesso a tratamentos básicos.
O hospital de Almada confirmou hoje que a unidade registou, na segunda-feira, uma elevada afluência ao serviço de urgência, o que levou a atrasos na libertação das ambulâncias, mas indicou que a situação ficou regularizada perto das 22:00.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou uma reunião de urgência sobre o surto do vírus de Marburg, uma febre hemorrágica, na Guiné Equatorial, que já fez 9 mortos e obrigou o país a declarar estado de alerta sanitário.
Mais de 175 mil euros é a despesa média diária com medicamentos no IPO de Lisboa, que totalizou cerca de 64 milhões de euros em 2022, representando um “peso bastante grande” no orçamento da instituição, segundo a presidente da instituição.
Mais de 59 mil pessoas recorreram a uma primeira consulta no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa em 2022, mais 13% relativamente a 2019, ano antes da pandemia, aumentos também registados na consulta externa e cirurgia.
Nos últimos três anos, desde que foi criada, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acompanhou em casa 463 doentes, permitindo libertar vagas no internamento e proporcionar maior conforto ao utente.
A associação Acreditar alertou hoje para as dificuldades financeiras que pais de crianças com cancro estão a atravessar, defendendo que o valor da baixa para acompanhamento do filho devia aumentar para os 100%.
Um total de 33 hospitais públicos apresentaram projetos para investimentos nos seus blocos de parto, num valor total de 37 milhões de euros, quase quatro vezes mais do que o montante disponível para essa linha de financiamento.
Problemas de nutrição em Timor-Leste representam perdas anuais de mais de 40 milhões de dólares (37,2 milhões de euros), perpetuando um círculo vicioso que afeta o desenvolvimento nacional, disse a responsável da ONU em Díli.
A saúde mental dos adolescentes norte-americanos piorou com a pandemia da covid-19, por causa do isolamento e de uma maior dependência da Internet, segundo um estudo divulgado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
A Unicef, agência das ONU dedicada à proteção das crianças, revelou esta segunda-feira que os menores de 17 anos representam mais de um terço da população afetada pelos devastadores sismos na Turquia, enquanto na Síria “as necessidades são imensas”.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou ontem que vai realizar “uma ação de inspeção transversal” a todos os serviços do Serviço Nacional de Saúde onde possa ser realizada a interrupção da gravidez (IVG).
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) informou ontem que, no ano passado, encaminhou 1.556 casos de Enfarte Agudo do Miocárdio através do 112 para os hospitais, um acréscimo de 73% face a 2021.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) denunciou ontem que estão ambulâncias retidas “por tempo interminável” nas urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, com esperas para a triagem de uma hora e meia.
A mensagem é de Fernando Maltez, infeciologista e internista, e dirige-se a quem quer seguir ou já estuda medicina. O diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral é o convidado desta semana do Raio X, com Vasco Domingos.
Um estudo hoje divulgado envolvendo investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) concluiu que em casos de malária os rins saudáveis, ao reabsorverem e reciclarem ferro da urina, travam a anemia, uma das complicações mais letais da doença.
O plenário do parlamento açoriano arranca na terça-feira na cidade da Horta com um debate de urgência, proposto pelo Bloco de Esquerda, para debater as “condições de vida” dos açorianos e “os recentes indicadores socioeconómicos”.
Prevenir e minimizar o isolamento social, prevenir o consumo de substâncias psicoativas e promover a sustentabilidade alimentar são três das 12 estratégias do plano municipal de saúde do Porto, que visa ser um "ferramenta estratégica de gestão” nesta área.