A Ordem dos Médicos (OM) alertou para oito “grandes desafios” que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta, como o custo dos cuidados, o acesso dos utentes, o “atraso deliberado” na inovação e as alterações demográficas.
A Ordem dos Médicos (OM) recomenda ao Governo a valorização das carreiras, a criação de um serviço médico para a periferia, a reforma da gestão hospitalar e uma lei de meios para investimentos estratégicos na saúde.
Os Açores tinham 9.925 utentes em lista de espera cirúrgica no final de janeiro, mais 1,8% do que no mês anterior, mas menos 5,9% do que no período homólogo, segundo um relatório da Direção Regional da Saúde.
O serviço de gastroenterologia do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi assaltado na madrugada de hoje, tendo sido roubados aparelhos de endoscopia no valor de cerca de 700 mil euros, divulgou a administração.
O ministro da Saúde negou hoje que esteja previsto encerrar maternidades públicas e reiterou que o atual modelo de rotação do funcionamento destes serviços está a ter resultados positivos, voltando a ser avaliado no final do primeiro trimestre.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) garantiu hoje que irá fazer "os possíveis e impossíveis" para não fechar blocos de parto, para não prejudicar o acesso aos serviços nem reduzir as capacidades de formação e investigação.
A Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos (APIEM) defendeu hoje uma ferramenta de comunicação que permita aos operadores de mercado identificar as farmácias no país com medicamentos em falta para que possam ser abastecidas.
O navio-hospital Global Mercy atracou esta semana em Dacar, prometendo fazer até 800 cirurgias para os pacientes do Senegal e da Gâmbia, anunciou hoje a Mercy Ships, a gestora do maior navio-hospital do mundo.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto descobriram que as células cancerígenas “manipulam” uma proteína neuronal para “conseguirem manter o comportamento agressivo” do cancro da mama triplo negativo, foi hoje revelado.
O Governo criou um grupo de trabalho para desenvolver um Plano Operacional para a Saúde no sistema prisional português, visando reforçar o aceso aos cuidados de saúde, identificar barreiras e colmatar lacunas relativas à prevenção e acesso a cuidados.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto concluíram que as variantes do SARS-CoV-2 afetam outros órgãos "fundamentais" do sistema imunitário, em particular a medula óssea e o timo.
O Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) lidera um consórcio de 26 entidades que vai criar um sistema europeu de partilha de dados de saúde entre os vários Estados-membros e os setores público, privado e social de cada país.
Os hospitais chineses registaram 83.150 mortes causadas por infeção pela covid-19, entre 08 de dezembro, altura em que começou a desmantelar a estratégia ‘zero covid’, e 09 de fevereiro, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O relatório da Organização Mundial de Saúde sobre Saúde nas Prisões na Região Europeia, é hoje apresentado em Lisboa, e retrata Portugal como tendo apenas 33 médicos para 49 prisões e menos de 10% de tratamento dos reclusos com hepatite C.
Os republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos iniciaram uma investigação sobre a origem da pandemia de covid-19, solicitando documentos e testemunhos de atuais e ex-funcionários do Governo liderado pelo democrata Joe Biden.
Portugal está em linha com “a média do conjunto de países europeus” da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente ao estado da saúde nas prisões, considera o presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Henrique Barros.
O presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Henrique Barros, defende que Portugal deve voltar a pensar em avançar com um programa de distribuição de seringas nas prisões.
Menos de 10% dos reclusos portugueses diagnosticados com hepatite C fizeram tratamento nos últimos 12 meses, revela o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre saúde nas prisões, que é hoje apresentado em Lisboa.
O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre saúde nas prisões europeias, que é hoje apresentado em Lisboa, refere que Portugal tem apenas 33 médicos para um total de 49 estabelecimentos prisionais.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) criticou hoje a “indecisão e inoperância” do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) na contabilização de pontos para progressão nas carreiras, admitindo que as formas de luta se agudizem.
O plasma recolhido em Portugal é insuficiente para as necessidades, conclui um relatório hoje publicado, que alerta para a dependência nacional nesta área e aponta a necessidade de definir uma estratégia de incentivo à dádiva.
As pessoas que contraem covid-19 apresentam um maior risco de sofrer de diabetes tipo 2, considerada uma das principais causas do surgimento de doenças cardiovasculares, sugere um estudo norte-americano hoje divulgado.
O grupo parlamentar do PSD questionou o Governo sobra a “marginalização” da Câmara de Cantanhede na integração do hospital da cidade e do Centro de Medicina Física e Reabilitação, na Tocha, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
O tratamento psicológico pode ser feito em adulto mesmo quando os abusos sexuais aconteceram em criança, defendeu a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos, admitindo, no entanto, que faltam meios para o devido acompanhamento a vítimas e abusadores.