A ONU advertiu que a situação de insegurança alimentar deverá aumentar em 18 pontos críticos, envolvendo 22 países, a maioria em África, Médio Oriente e América Latina, durante o período de previsão de junho a novembro de 2023.
Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão estar em greve durante três dias em junho pela valorização da profissão e atualização salarial, manifestando-se disponíveis para reuniões com a tutela, “desde que sejam produtivas”.
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) vai colaborar com os municípios portugueses na organização de projetos de formação e no apoio técnico para o desenvolvimento de planos de saúde, na sequência de um protocolo que será assinado hoje.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje no Porto que no segundo semestre deste ano o sistema de aquisição, em farmácias, de medicamentos que até agora eram fornecidos apenas nos hospitais, nomeadamente oncológicos, estará generalizado.
A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) congratulou-se hoje pela aprovação da lei que acaba com o internamento de duração ilimitada para inimputáveis, medida que equiparava à prisão perpétua, considerando que “só peca por tardia”.
As regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo vão ter mais seis Unidades Locais de Saúde, passando o país a contar com 33, que servirão mais de 80% da população, anunciou a Direção Executiva do SNS.
Especialistas defenderam hoje que “meias medidas” não são eficazes para promover uma geração sem tabaco em 2040, lamentando o recuo na proposta da lei do tabaco em relação à venda deste produto nos postos de combustíveis.
O Programa Bairros Saudáveis permitiu, nos últimos três anos, executar 240 projetos e apoiar 145 mil pessoas de norte a sul do país com um orçamento de 10 milhões de euros, revelou hoje a coordenadora nacional.
Mais de 2.000 pessoas já subscreveram o manifesto para exigir o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foi hoje divulgado pelo movimento que tem agendada uma manifestação para 03 de junho.
A Justiça Federal do estado brasileiro do Rio Grande do Sul aplicou uma multa de 55 milhões de reais (10 milhões de euros) por danos morais e à saúde coletivos a um grupo de médicos que promoveu tratamentos ineficazes contra a covid-19.
A nova lei do tabaco, que hoje deu entrada no parlamento, prevê a proibição de fumar nas piscinas públicas e parques aquáticos, mas admite exceções para serviços de psiquiatria, centros de tratamentos de dependências e cadeias.
O parlamento aprovou hoje na especialidade a alteração à lei de saúde mental proposta pelo Governo, substituindo a legislação em vigor há cerca de 20 anos.
O ministro da Saúde confirmou hoje, no Porto, o recuo na proibição de venda de tabaco em postos de combustíveis, por se ter constatado que havia muitas localidades onde não existiam alternativas.
O ministro da Saúde garantiu hoje no Porto que todas as maternidades do Norte, centro e Alentejo “estarão em funcionamento pleno sem nenhuma interrupção nos próximos meses” admitindo que “o problema” se situa, sobretudo, em Lisboa e Vale do Tejo.
Camarões, Chade e Níger iniciaram hoje uma campanha para imunizar 21 milhões de crianças com menos de 05 anos contra a poliomielite, na maior campanha de vacinação contra a poliomielite em África desde 2020, anunciou hoje a OMS.
Cerca 500 mil utentes vão passar a ter médico de família na sequência da colocação de 314 desses especialistas de medicina geral e familiar no concurso de recrutamento aberto no início do mês.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou hoje que o plano para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) prevê uma “resposta nacional” em rede e recusou “limitar muito” as férias dos profissionais de saúde nessa altura.
A Ordem dos Fisioterapeutas (OF) disse hoje esperar que, na proposta de lei que adapta o estatuto de oito ordens profissionais, tenha sido eliminada a possibilidade de os atos próprios destes profissionais serem realizados por quem não é fisioterapeuta.
As crianças que tenham de ser operadas no hospital de Viana do Castelo vão passar a conduzir um carro elétrico até ao bloco cirúrgico, acompanhadas pelos pais, para “minimizar o impacto emocional” da intervenção, foi hoje divulgado.
O Brasil tem a terceira maior área de cultivo de tabaco no mundo e Moçambique a oitava, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou hoje que mais de três milhões de hectares de terras estão a ser usados em mais de 120 países para o cultivo de tabaco, incluindo países onde as pessoas morrem à fome.
A Neuralink, uma das novas empresas do bilionário Elon Musk, anunciou na quinta-feira ter recebido a aprovação das autoridades sanitárias dos Estados Unidos para testar implantes cerebrais em seres humanos.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou mais duas greves a 28 e 30 de junho para exigir melhores condições de trabalho, a contratação de mais profissionais e a contagem de pontos para efeitos de progressão na carreira.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um biomaterial fetal injetável para regenerar o disco intervertebral e tratar a dor lombar, e já submeteram um pedido de patente para o produto.