A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, foi hoje distinguida com o Prémio Universidade de Coimbra, pelo seu “apoio ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) confirmou hoje à agência Lusa que os profissionais afetos ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) mantêm a greve para sexta-feira, uma vez que o conselho de administração da unidade mantém a posição que tem assumido sobre determinadas reivindicações.
O Governo do Japão entregou hoje às autoridades guineenses um conjunto de equipamentos e meios de transporte, que vão permitir melhorar a rede de frio para conservar vacinas de rotina e para a covid-19.
O hospital da ilha Terceira, nos Açores, tem novos equipamentos de imagiologia, adquiridos com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e vai abrir concurso para dois médicos, anunciou hoje o secretário regional da Saúde.
Os sindicatos representativos dos médicos alertaram hoje que não é o pagamento de horas extras que vai fixar ou atrair médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas sim “salários base dignos” e “jornadas de trabalho adequadas”.
Jean Kaseya, médico da República Democrática do Congo (RDCongo), foi nomeado pela Assembleia da União Africana na passada segunda-feira, diretor-geral do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (Africa CDC), anunciou hoje a organização pan-africana.
Um aumento anual de 1,4% do produto interno bruto no investimento em saúde, em relação aos gastos em 2019, permitirá aumentar a capacidade de resistência do setor face a crises como a da covid-19, indica um estudo divulgado hoje.
O projeto “S@úde+Perto”, promovido pela Fundação de Nossa Senhora da Guia, quer, através da telemonitorização, reduzir o recurso às urgências e aumentar a qualidade de vida de doentes crónicos do Pinhal Interior Norte.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu uma doação de 1,5 milhões de euros, que vai aplicar em projetos considerados “estruturantes” nas áreas da Pediatria, da procriação medicamente assistida e da Oftalmologia, anunciou a unidade de saúde.
O Infarmed determinou a recolha do mercado de máscaras faciais descartáveis da marca GisMed, devido à utilização de “marcação CE indevida” por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu.
O novo regime remuneratório do trabalho suplementar reduz para 75% o valor pago aos médicos que façam horas extraordinárias nas urgências diurnas e internas dos hospitais, mas mantém os montantes para os serviços e períodos mais carenciados.
O Governo brasileiro confirmou hoje a deteção de um caso de “vaca louca” no estado do Pará e anunciou a suspensão da exportação de carne bovina para a China.
Uma mulher morre a cada dois minutos devido à gravidez ou ao parto, refere um relatório divulgado em Genebra pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O valor pago em horas extras aos médicos pelo trabalho realizado em serviços de urgência foi de cerca de 108 milhões de euros em 2022, segundo dados provisórios avançados hoje pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou hoje que a reorganização das urgências de psiquiatria não acautela as necessidades de cuidados centrados nos doentes, nem assegura condições dignas de trabalho aos profissionais de saúde que estão nestes serviços.
O caso de uma mulher que não conseguiu abortar, dentro do limite legal previsto, no Hospital de Santa Maria foi um dos temas analisados no Checkup.
Os investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os cuidados de saúde primários necessitam de acompanhamento, tendo em conta que a transferência de responsabilidades na área da Saúde para os municípios está por concluir.
O Ministério da Saúde não confirma o adiamento do prazo para a localização do novo hospital do Oeste, pedido por autarcas, mantendo para 31 de março a apresentação das conclusões do grupo de trabalho.
O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apontou hoje a falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS), como “o principal problema” para a carência de médicos especialistas no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
A Associação de Distribuidores Farmacêuticos alertou hoje para os atrasos na colocação de produtos no mercado, que em alguns casos pode ultrapassar um ano, e defendeu a criação de um sistema de alerta prévio de faltas de medicamentos.
Um estudo ibérico no qual participaram investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto (UP) alerta para os efeitos tóxicos da metformina, fármaco usado no tratamento da diabetes, nos ecossistemas aquáticos.
O médico angolano Jeremias Agostinho disse hoje que a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo à covid-19 para quem viaja para Angola “nesta fase, não garante eficácia” e pode dissuadir as pessoas de se vacinarem.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considera a proposta de organização das urgências de Obstetrícia e Ginecologia desatualizada e defende que, pelas especificidades, estes serviços não podem funcionar em rede.
Cerca de duas dezenas de enfermeiros concentraram-se hoje em frente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro exigindo pagamento de retroativos em falta e correta aplicação de pontos, que tem implicação na progressão salarial.