A Câmara Municipal de Mira viu a sua candidatura aprovada para requalificar o centro de saúde da vila (Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Mira), no valor de cerca de 1,8 milhões de euros (ME).
O ministro da Saúde admitiu hoje alargar o modelo de rotatividade das urgências de ginecologia e obstetrícia aos serviços de urgência geral, mas ressalvou que, antes de qualquer decisão política, tem que haver um estudo técnico que fundamente essa medida.
O número de mortos devido ao surto de cólera no Maláui aumentou de 595 para 620 depois de pelo menos 25 pessoas terem morrido desde a última contagem governamental, divulgada no domingo, afirmaram hoje as autoridades de saúde.
O tempo médio de espera para doentes urgentes nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, era de quase 13 horas às 14:45 de hoje, indicava o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os hospitais de Xangai, a capital económica da China, estão sobrecarregados com pacientes idosos infetados com covid-19 nos departamentos de emergência, imersos no ruído de tosse, gemidos e respiração ofegante.
O Governo da Suécia anunciou hoje que está a preparar medidas de restrição para entrada de viajantes provenientes da China, que deverão ser definidas num curto prazo, face à onda de covid-19 que atinge o território chinês.
Um programa de treino cognitivo computorizado, composto por atividades cognitivas e motoras, foi desenvolvido por investigadores das universidades de Coimbra (UC) e da Madeira e aplicado a pacientes psiquiátricos crónicos, residentes em unidades de longo internamento.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) recebeu, esta semana, 31 novos médicos internos para realizarem o seu internato, em formação geral ou especializada, nesta unidade hospitalar, foi hoje divulgado.
O Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) iniciou, pela primeira vez, o internato em Residência Farmacêutica, o que permite alargar a capacidade formativa e contribuir para a renovação geracional do quadro destes profissionais, informou o Governo Regional.
O Governo chinês condenou hoje a imposição de testes à covid-19 por uma dúzia de países às pessoas que chegam da China e alertou que o país pode tomar medidas em retaliação.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês) reforçou a monitorização face ao aumento de casos de covid-19 na China e pondera rever o risco e ajustar medidas, se necessário.
As zonas rurais da China devem garantir o “abastecimento de medicamentos” nas vésperas do Ano Novo Lunar, quando se prevê um aumento de casos de covid-19, apontou hoje a Comissão Nacional de Saúde do país asiático.
O presidente cessante da administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) advertiu hoje que as urgências hospitalares estão praticamente limitadas aos médicos internistas, uma sobrecarga de trabalho que torna a especialidade de Medicina Interna pouco atrativa.
O presidente cessante do Hospital Santa Maria admitiu hoje que as urgências precisam de “uma grande reforma”, mas avisou que não haverá hospitais de fim de linha suficientes se continuarem a fechar todos os dias urgências na região de Lisboa.
Uma médica da cidade alemã de Weinheim foi condenada a dois anos e nove meses de prisão por emitir relatórios que isentaram 4.374 pessoas do uso de máscara, a maioria sem nenhum exame, adiantaram HOJE os ‘media’ alemães.
O sistema de comunicações do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) já está a funcionar em pleno, depois da quebra que acionou hoje o plano de contingência, divulgou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) registaram dificuldades nas comunicações, que obrigaram ao acionamento dos planos de contingência, adiantou hoje à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Um centro de recuperação de feridos da guerra na Ucrânia vai abrir num antigo seminário na localidade de Aldeia Nova, concelho de Ourém (Santarém), disse hoje à agência Lusa fonte da associação Ukrainian Refugees UAPT.
A Venezuela deixou de exigir testes PCR à covid-19 a passageiros dos voos internacionais, mas a vacinação completa será obrigatória para entrada no país, anunciou hoje o Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía.
A recente reorganização de vários serviços de urgência implementada pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) não está a cumprir os direitos laborais dos médicos, alertou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
O número de mortes devido ao surto de cólera no Maláui subiu para 595 e há 17.824 infeções desde março, atrasando a abertura das escolas após as férias de Natal, afirmaram hoje as autoridades de saúde.
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) acolheu hoje sete novos médicos para integrarem os serviços hospitalares na região de Portalegre, foi anunciado.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que a região deve ser compensada pelos sobrecustos na saúde, criticando que o Estado não esteja a cumprir o que está consagrado na Constituição da República.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda recebeu hoje mais um grupo de 55 novos médicos internos, sendo 36 de formação geral e 19 de formação específica.