A Comissão Europeia anunciou hoje a disponibilização imediata de 200 mil euros para assistência humanitária à população sudanesa, na sequência do conflito que eclodiu entre as Forças Armadas e o grupo paramilitar Forças de Ação Rápida (RSF).
Uma sociedade e a farmacêutica que a gere começam a ser julgadas na quarta-feira, em Leiria, pela alegada prática dos crimes de burla qualificada e falsidade informática, em coautoria, segundo o despacho de acusação consultado pela agência Lusa.
Um estudo do Imperial College detetou a forma como as bactérias intestinais se interligam para ganhar maior resistência aos antibióticos, o que abre novas possibilidades no combate a uma das maiores ameaças globais de saúde pública.
A Ordem dos Médicos criticou hoje a “demora incompreensível” na nomeação de direções clínicas em vários hospitais do país, pedindo ao Ministério da Saúde que resolva com a “máxima urgência” esta situação que prejudica “o correto funcionamento” das unidades.
O Hospital de Santa Cruz realizou uma técnica inovadora no tratamento de doentes com taquicardia ventricular resistente às terapêuticas convencionais, que passam muito tempo internados e têm “mau prognóstico”, avançou hoje à Lusa o cardiologista Pedro Adragão.
O Infarmed suspendeu a venda e mandou retirar do mercado todos os lotes do produto Curcurinna Gel, um anti-inflamatório e analgésico, por conter uma concentração excessiva de salicilato de metilo, anunciou a autoridade do medicamento.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde integram um projeto financiado em mais de 16 milhões de euros que pretende desenvolver metodologias para tratar doenças neurológicas associadas à perda de neurónios intervindo diretamente no cérebro dos doentes.
O Japão anunciou hoje o levantamento, a partir de sábado, de todas as restrições fronteiriças adotadas devido à covid-19, incluindo a exigência de apresentar um certificado de vacinação ou teste PCR antes de viajar.
O Governo decidiu hoje prorrogar o prazo de conclusão do Programa Bairros Saudáveis de 30 de abril para 30 de junho, sendo este o quarto prolongamento da sua vigência.
Os peticionários pela construção do novo hospital do Oeste nas Caldas da Rainha, hoje ouvidos na comissão parlamentar da Saúde, querem discutir a localização da unidade sem adiar as decisões do Ministério da Saúde.
Os níveis de pólenes na atmosfera vão estar muito elevados na maioria das regiões de Portugal continental até 04 de maio, indica o boletim polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) hoje divulgado.
O Presidente da República turco, Recep Tayyip Erdogan, reapareceu hoje na televisão, após uma indisposição na terça-feira que o levou a cancelar uma parte da sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 14 de maio.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra obteve, pela terceira vez, a acreditação pela Organisation of European Cancer Institutes (OECI), revelou hoje aquela unidade hospitalar.
Os médicos de saúde pública manifestaram-se hoje preocupados com a “incerteza” em torno dos serviços de saúde pública e falam de uma “aparente vontade insidiosa” de desvalorizar a especialidade e de “asfixia institucional” da Direção-Geral da Saúde.
Blocos operatórios fechados e serviços encerrados ou a funcionar a meio gás são o resultado da greve dos enfermeiros do Hospital Santa Maria, em Lisboa, que teve início às 08:00 de hoje e termina às 13:00, segundo o sindicato.
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra lançou um concurso público, orçado em mais de 1,1 milhões de euros (ME), para a construção da Casa dos Afetos, no centro de Arganil.
Cientistas de renome mundial e investidores com 10.000 milhões de euros disponíveis para aplicar em medicina da longevidade participam a 04 e 05 de maio, em Cascais, na primeira edição daquele que é apresentado como “o maior evento do mundo na área”.
Um estudo com mais de 2.000 crianças em idade escolar da região Norte, que vai ser hoje apresentado, concluiu que o excesso de iodo tem influência no desempenho cognitivo.
O toxicologista Ricardo Dinis-Oliveira alertou hoje para a importância de sensibilizar os decisores políticos para o conceito 'One Health' (uma só saúde), envolvendo a saúde humana, animal e ambiental, que considera a melhor forma de prevenir futuras pandemias.
Pelo menos 512 pessoas morreram e 4.193 outras ficaram feridas desde o início dos confrontos no Sudão entre o exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), em 15 de abril, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) avançou hoje que mais de 15 hospitais no país já têm equipas dedicadas às urgências, cujo trabalho tem de ser regulamentado e os médicos “devidamente protegidos”.
Pelo menos 61% dos centros de saúde da capital sudanesa estão encerrados e apenas 16% funcionam normalmente, denunciou hoje o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O Partido Conservador britânico anunciou hoje a expulsão do deputado Andrew Bridgen, que comparou a campanha de vacinação contra a covid-19 ao Holocausto.
A presidente do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental considerou hoje ser “absolutamente compreensível” o cansaço dos 16 chefes de equipa do serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier que apresentaram a demissão, após dois anos e meio de pandemia.