Cerca de meia centena de trabalhadores do serviço público de limpeza e higiene urbana da Câmara Municipal de Lisboa concentraram-se hoje, em protesto, na Praça do Município, reivindicando uma resposta do executivo “aos inúmeros problemas que afetam” a atividade.
A Comissão Europeia propôs hoje a maior reforma em 20 anos da legislação farmacêutica da União Europeia, com vista a colmatar “lacunas significativas” e eliminar as grandes disparidades no acesso a medicamentos que se verificam atualmente entre os Estados-membros.
A Agência Europeia do Ambiente (AEA) apelou hoje à redução do consumo de pesticidas, ainda amplamente vendidos na Europa, apesar de poluírem a água, o solo e o ar, minando a biodiversidade e promovendo o desenvolvimento de doenças.
A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca alertou hoje para necessidade de diagnosticar a doença mais precocemente, lembrando que comparticipação de uma análise específica poderia poupar três milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Taiwan vai baixar, a partir de 01 de maio, a classificação do novo coronavírus, equiparando a covid-19 à maioria das gripes, e dissolver o Centro de Comando de Epidemias, que liderou a resposta à pandemia.
A quase totalidade das crianças até um ano recebeu todas as vacinas recomendadas em 2022, com o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a atingir “excelentes coberturas” também nos restantes grupos etários, adiantou hoje a sua coordenadora.
A atividade assistencial do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, no distrito de Coimbra, registou um aumento significativo no primeiro trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano anterior.
O plano de negócios da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria revela sustentabilidade financeira do novo organismo, assim como capacidade de oferecer cuidados de saúde mais adequados à população, segundo o documento enviado à agência Lusa.
A ExxonMobil contribuiu, nos últimos 20 anos, com 41 milhões de dólares (37,4 milhões de euros) para o combate à malária em Angola, a principal causa de morte no país, anunciou a petrolífera norte-americana.
Perto de 2,4 milhões de crianças na Europa podem não ter recebido, entre 2012 e 2021, a vacinação completa contra a poliomielite, mantendo o risco de reintrodução do vírus no continente europeu.
A Comissão Europeia vai disponibilizar mais de 106 milhões de euros para Portugal e outros sete países desenvolverem e melhorarem o apoio médico às populações na eventualidade de desastres naturais ou de origem humana, foi hoje anunciado.
Os Açores reduziram a lista de espera cirúrgica em 0,5% no mês de março, face a fevereiro, e em 4,5%, em comparação com o período homólogo, havendo 9.904 utentes inscritos, segundo dados da Direção Regional da Saúde.
As regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo vão ter mais sete novas Unidades Locais de Saúde, passando a totalizar 27 no país que assegurarão respostas em saúde a mais de metade da população, anunciou a Direção Executiva.
A poluição do ar causa mais de 1.200 mortes prematuras anualmente em crianças e jovens menores de 18 anos na Europa, segundo dados da Agência Europeia para o Meio Ambiente (AEA).
A Madeira é a segunda região do país onde o consumo de novas substâncias psicoativas é mais elevado, depois dos Açores, indicou hoje o secretário da Saúde, sublinhando ter sido criado um grupo de trabalho para abordar o problema.
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Vila Nova de Gaia, estrutura com 163.000 utentes inscritos, dos quais 3.500 sem médico de família, aguarda a integração de novos profissionais de várias especialidades, disse hoje a diretora.
Mais de uma em cada três vagas para recém-especialistas identificadas como necessidades permanentes nos serviços de urgência no Serviço Nacional de Saúde são em unidades de Lisboa e Vale do Tejo (599), segundo um mapa hoje divulgado.
Os hospitais estão autorizados a contratar, já com parecer genérico favorável da Direção Executiva do SNS, 1.564 recém-especialistas para assegurar o normal funcionamento dos serviços de urgência, acelerando o processo de recrutamento em cerca de três meses.
O concurso público para substituir a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, será aberto nas próximas semanas e a decisão tomada até metade deste ano, disse hoje o ministro da saúde, frisando que “não há nenhuma descontinuidade” de funções.
Portugal tem uma rede de vigilância dedicada a doenças como a zika, a malária ou a dengue, que se traduz num “sistema preparado” para identificar qualquer eventual situação de maior risco “a tempo”, garantiu hoje o ministro da Saúde.
O ministro da Saúde garantiu hoje que “não há motivos de preocupação clínica” sobre o registo recente de dois casos de lepra em Portugal e que a situação está a ser acompanhada “com absoluta normalidade”.
Mais de 4.000 pessoas surdas foram atendidas na plataforma de videochamada de atendimento do SNS 24, inaugurada há três anos para garantir o atendimento a toda a população na crise pandémica, revelam dados hoje divulgados.
A ERC pôs uma ação em tribunal contra o Ministério da Saúde na sequência do arquivamento de um processo disciplinar instaurado a um jurista que trabalhava no regulador e é quadro da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
Os níveis de pólenes na atmosfera vão estar muito elevados em Portugal continental até pelo menos à próxima quinta-feira, indica o último boletim polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).