A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste investiu cerca de 500 mil euros numa Unidade de Endoscopia, localizada na Unidade Hospitalar de Mirandela, com destaque para a aquisição de equipamentos médicos de última geração, foi hoje divulgado.
A ONU alertou hoje em Genebra que milhões de refugiados e pessoas deslocadas devido ao conflito na República Democrática do Congo (RDCongo) vivem em campos rudimentares em zonas de risco frequente de surtos de doenças, como cólera e sarampo.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje o fim da emergência global para a covid-19 a nível global, aceitando a recomendação do comité de emergência.
Utentes e profissionais de saúde vão marchar em 20 de maio em Lisboa, Porto e Coimbra contra a “degradação do Serviço Nacional de Saúde” (SNS), exigindo mais investimento e condições trabalho dignas.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado espera que o Governo desbloqueie rapidamente cerca de 116 milhões de euros para fazer face aos encargos com a transferência de competências nas áreas da saúde e da educação, foi hoje anunciado.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje o funcionamento das urgências nas especialidades de Urologia e Gastrenterologia na Área Metropolitana de Lisboa, depois de já ter entrado em funcionamento a nova organização das urgências noutras especialidades.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) abriu hoje um procedimento concursal simplificado para a ocupação de 29 postos de trabalho na categoria de assistente, na área hospitalar, da carreira médica, segundo aviso publicado em Diário da República (DR).
As pessoas com deficiência vão sair à rua no sábado para mostrar orgulho, mas também para denunciar a falta de informação sobre a continuidade dos projetos-piloto de assistência pessoal e criticar a legislação sobre a reforma antecipada.
Os hospitais de Santa Maria e São José, em Lisboa, são os que vão assegurar, a partir de segunda-feira, a urgência metropolitana nas especialidades de Gastrenterologia e Urologia, alternando a cada semana no período noturno.
A urgência metropolitana de Gastroenterologia e Urologia em Lisboa passa a partir de segunda-feira a ser garantida durante o dia pelos centros hospitalares universitários Lisboa Norte e Central e à noite funcionará em polo único, com rotação semanal.
O investigador José António Batista, doutorado em bioquímica analítica, espera que esteja no mercado, em 2025, um comprimido, com base no chá dos Açores, que afirma reduzir a infecciosidade do vírus da covid-19.
A Ordem dos Médicos garantiu hoje que a nova proposta para a composição das equipas de urgência de ginecologia e obstetrícia não reduz os profissionais de saúde e disse que há serviços a funcionar há anos com estas regras.
O PCP pediu hoje que se inverta a “política de destruição do SNS”, alertando para uma “crescente privatização dos cuidados de saúde” em convergência com “as orientações do PSD e dos partidos da direita”.
A presidente do conselho de administração do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, disse hoje que os 11 chefes da equipa do Serviço de Urgência Geral “mantêm-se no hospital e a trabalhar”, embora tenham apresentado a demissão em março.
O julgamento no Tribunal de Leiria de uma sociedade e de uma farmacêutica que a gere iniciou-se hoje com a ausência da arguida, por motivos de saúde.
Uma investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto adiantou hoje que a psila africana dos citrinos, inseto detetado em 2015 em Portugal continental, “está controlada” pelo seu parasita e já “não é um problema” na região Norte.
A insegurança alimentar agravou-se em 2022, com 258 milhões de pessoas em 58 países a necessitar de ajuda de emergência, contra 193 milhões no ano anterior, alertaram hoje várias agências da ONU.
O Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) organiza na sexta-feira um ‘Open Day’.
A Segurança Social participou ao Ministério Público, em 2021, ano em que a nova direção do Lar do Comércio, em Matosinhos, tomou posse, novas suspeitas de maus-tratos e agressões a utentes da instituição, estando o inquérito a decorrer.
O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) lançou o primeiro centro dedicado a substituir, reduzir e refinar a experimentação animal em ciência, foi hoje anunciado.
A solidão generalizada nos Estados Unidos representa riscos para a saúde tão mortais como fumar uma dúzia de cigarros por dia e é a mais recente epidemia de saúde pública.
Uma pessoa morreu no Senegal de febre hemorrágica da Crimeia-Congo, conhecida como febre do Congo, uma doença viral transmitida por carraças, anunciou hoje o Ministério da Saúde, que afirmou que o caso foi circunscrito.
O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia da República, um projeto de resolução para a construção do novo hospital de Barcelos, instando o Governo a cumprir uma outra resolução aprovada em dezembro de 2021, anunciou hoje aquele partido.
Pelo menos 131 pessoas morreram, desde setembro, devido à cólera em Moçambique e outras 19.934 foram internadas no país, indica o boletim diário do Ministério da Saúde (Misau).